Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública apontam que, em 2025, o Amazonas figura entre os estados brasileiros com as menores taxas de homicídio. Esse desempenho é resultado dos investimentos realizados pela gestão do governador Wilson Lima (União), voltados ao fortalecimento da Segurança Pública.
No primeiro trimestre deste ano, o estado registrou uma taxa de 15,55 homicídios por 100 mil habitantes, ocupando a 11ª posição no ranking nacional e atendendo às metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Segurança Pública para 2030.
Entre os estados das regiões Norte e Nordeste, o Amazonas obteve a segunda menor taxa, superado apenas por Tocantins e Sergipe. A média da região Norte foi de 20,02 homicídios por 100 mil habitantes, enquanto no Nordeste o índice chegou a 26,71.
“O Amazonas apresenta números históricos, mostrando uma melhora na segurança pública. Isso mostra que o investimento do Governo do Estado no trabalho das polícias vem transformando o Amazonas em um lugar mais seguro para se viver”, disse o governador Wilson Lima.
Queda nos índices de violência
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o estado alcançou, no primeiro trimestre de 2025, o menor número de homicídios dos últimos 19 anos. Foram registrados 165 casos entre janeiro e março, uma redução de 35,7% em relação ao mesmo período de 2024, quando ocorreram 257 crimes.
Na capital, a queda foi ainda mais expressiva: 42,6%. O número de homicídios passou de 159, no primeiro trimestre de 2024, para 92 neste ano.
No interior do estado, a redução foi de 25,5%. Em 2024, foram registrados 98 homicídios nos 61 municípios fora da capital, número que caiu para 73 em 2025.
Investimentos estratégicos
Os avanços nos indicadores de segurança refletem o trabalho integrado das forças de segurança e os investimentos do Governo do Amazonas. Desde 2019, por meio do programa Amazonas Mais Seguro, já foram destinados R$ 1,16 bilhão para ações estruturantes no setor, reforçando o combate à criminalidade em todo o estado.
Entre as iniciativas implementadas destaca-se a ampliação dos efetivos das Polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM), por meio da realização de concursos públicos, convocação e formação de novos policiais. Ao todo, o governador convocou, por meio do Amazonas Mais Seguro, 2,8 mil candidatos aprovados no concurso de 2022.
*Com informações Agência Amazonas