
O relatório divulgado aponta uso crescente de drones no campo, atração de jovens e mulheres, avanços tecnológicos e políticas públicas que impulsionam o uso de drones de pulverização
Crédito: DJI Agriculture
Durante a Agrishow 2025, realizada em Ribeirão Preto (SP), a DJI Agriculture — maior fabricante mundial de drones agrícolas — apresentou seu Relatório Anual de Insights da Indústria de Drones Agrícolas 2024/2025, revelando o papel crescente dessa tecnologia no agronegócio global, os impactos positivos gerados pela adoção dos drones nas lavouras e a implementação de políticas mais amigáveis para acelerar a agricultura de precisão e proteção de cultivos. O documento aponta também que mais jovens e mulheres estão sendo atraídos para o setor, devido a padronização do treinamento de pilotos.
“Os drones agrícolas se tornaram equipamentos essenciais nas fazendas ao redor do mundo. Graças a políticas baseadas em pesquisa e a processos mais claros para o treinamento de operadores, a adoção por jovens e mulheres cresceu significativamente”, afirmou Yuan Zhang, chefe de Vendas Globais da DJI Agriculture.
“À medida que a indústria amadurece globalmente, a DJI Agriculture permanece firme em sua missão de ajudar os agricultores a aumentarem sua eficiência e seus rendimentos de forma sustentável por meio de tecnologia inovadora com drones de pulverização.”
DJI Agriculture na Agrishow 2025
Crédito: Divulgação
Políticas públicas impulsionam a adoção global de drones no campo
O uso de drones agrícolas ganhou força em 2024, com diversos países avançando na regulamentação e na aplicação prática da tecnologia nas lavouras. Enquanto algumas nações migraram de projetos-piloto para o uso formal em larga escala, outras ampliaram a atuação dos drones de uma única cultura para várias. Esse avanço foi possível graças a políticas públicas mais inteligentes, fruto de pesquisas e do diálogo entre autoridades e o setor produtivo. A Argentina, por exemplo, flexibilizou restrições para uso de drones em áreas agrícolas, e a Espanha simplificou processos de aprovação. No Brasil, o foco tem sido a padronização do treinamento de pilotos, o que facilita o uso legal e seguro de drones pulverizadores em todo o território nacional.
DJI investe em tecnologia e boas práticas para reduzir deriva
A deriva — dispersão de pesticidas fora do alvo — é um desafio recorrente em pulverizações, seja com drones, aviões ou tratores. Para enfrentá-lo, a DJI Agriculture realizou entre 2021 e 2024 uma série de testes técnicos em parceria com instituições internacionais, com foco na melhoria dos bicos pulverizadores e no design aerodinâmico de seus drones. Como resultado, a empresa passou a orientar agricultores e pilotos sobre práticas eficazes para minimizar a deriva, como a realização de voos em condições de vento fraco, o ajuste da altura de aplicação e a adequação do tamanho das gotas ao tipo de defensivo utilizado. Essas medidas aumentam a precisão da pulverização, reduzem o desperdício e contribuem para uma agricultura mais sustentável.
De acordo com o relatório, até o fim de 2024, 400 mil drones agrícolas DJI estavam em operação em mais de 100 países, cobrindo cerca de 300 tipos de culturas. Além disso, o uso da tecnologia aponta para uma agricultura mais sustentável, resultando na economia de 222 milhões de toneladas de água e na redução de 30,87 toneladas de emissões de carbono.
Brasil: um mercado com potencial para 170 mil drones agrícolas
O Brasil aparece como peça-chave no plano de expansão global da DJI. Desde 2019, a presença da marca no país aumentou significativamente, com um crescimento de 3.000% nas vendas em apenas três anos. Hoje, são mais de 523 pontos de venda e assistência técnica em regiões agrícolas estratégicas.
Estima-se que o Brasil tenha potencial para operar até 170 mil drones agrícolas nos próximos anos, considerando o tamanho da produção nacional e a crescente demanda por soluções de agricultura de precisão.
Distribuidora Autorizada DJI Agriculture no Brasil
A geoAG Technologies é uma das distribuidoras oficiais da DJI Agriculture no Brasil, contando com uma infraestrutura completa de pós-venda, assistência técnica, peças de reposição e uma equipe altamente qualificada para treinamentos e suporte técnico. O objetivo é claro: proporcionar soluções de alto desempenho que auxiliem os produtores a otimizar recursos, aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente.
Além de levar o que há de mais avançado para o produtor brasileiro, a geoAG Technologies se compromete a oferecer à sua rede de revendedores treinamento especializado e suporte contínuo, garantindo um pós-venda de excelência e o máximo aproveitamento das tecnologias.
Para mais informações, acesse: https://geoag.com.br/
Serviço:
Site: ag.dji.com
Facebook: facebook.com/DJIAgriculture
Twitter: twitter.com/DJIAgriculture
YouTube: youtube.com/@DJIAgriculture
Instagram: instagram.com/djiagriculture_official