Dono de depósito de lixo clandestino em vegetação nativa é preso em Campinas


Suspeito não tinha autorização para manter o material em terreno próximo a córrego no Jardim New York. Dono de depósito de lixo clandestino em vegetação nativa é preso em Campinas (SP).
Divulgação/Polícia Civil
A Polícia Civil de Campinas (SP) prendeu, em flagrante, o dono de um depósito de materiais recicláveis e lixo clandestino, nesta segunda-feira (26). De acordo com a corporação, o local ficava em meio à vegetação nativa no bairro Jardim New York, próximo a um córrego.
O proprietário, de 24 anos, não tinha autorização da prefeitura e de órgãos administrativos e ambientais competentes para manter o material no terreno.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Segundo a Polícia Civil, agentes viram o terreno às margens do córrego com uma grande quantidade de lixo e materiais descartados de forma irregular, sem nenhum tipo de recuo.
Os dejetos se misturavam com a vegetação nativa, contaminando o solo e impedindo o desenvolvimento das plantas, ainda de acordo com a corporação.
O dono do espaço estava presente e, segundo a polícia, confirmou que trabalhava com reciclagem no local e que reside no terreno junto da família há cerca de três anos. Ele também disse não saber que precisava de autorização para atuar naquele espaço.
Os agentes constataram que não havia nenhum tratamento de água e esgoto e que os resíduos da família eram descartados diretamente no córrego.
A ocorrência foi apresentada no 5° Distrito Policial de Campinas. O caso foi registrado como “produção de substância tóxica” e “poluição de qualquer natureza”, cada delito com pena de um a quatro anos de reclusão e multa.
Foi estipulada fiança no valor de dois salários mínimos (R$ 3 mil). O homem segue detido. A perícia foi acionada para constatação dos danos ambientais.
Dono de depósito de lixo clandestino em vegetação nativa é preso em Campinas (SP)
Divulgação/Polícia Civil
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.