Petrolina está escrevendo um novo capítulo na história da educação infantil. Na última semana, a gestão do prefeito Simão Durando (União) lançou o programa Nossa Infância, através de um investimento robusto e inédito, com a meta de universalizar o acesso à creche e à pré-escola pública de qualidade. O evento contou com atividades lúdicas, oficinas, personagens infantis, contação de histórias e o protagonismo da criançada.
Mais do que uma iniciativa administrativa, o programa representa um compromisso com o cuidado, o afeto e o desenvolvimento das crianças do município. Para que nenhuma delas fique de fora, estão previstas a construção e reforma de unidades, aquisição de equipamentos modernos e a contratação de profissionais qualificados.
A transformação já começou
Só em 2025, serão abertas 2 mil novas vagas para atender a crescente demanda, e até 2028, esse número chegará no mínimo em 4 mil, podendo ser maior. O plano, que já foi estabelecido em política pública sancionada por lei, é deixar os alicerces prontos para que até 2035 todas as crianças entre 6 meses e 5 anos de idade tenham garantido seu espaço em uma unidade da rede pública.
Hoje, Petrolina já se destaca no cenário estadual, com a maior rede de educação infantil de Pernambuco, atendendo mais de 20 mil crianças. São 173 unidades em funcionamento, entre CMEIs, EMEITIs, escolas e instituições conveniadas.
Como parte do programa Nossa Infância, uma nova creche já foi entregue este ano, e outras dez estão em construção, com previsão de inauguração até o final de 2025. Em 2026, mais seis unidades serão entregues, totalizando 17 novos espaços dedicados à primeira infância.
“Inaugurar a primeira unidade do Nossa Infância aqui na periferia é um marco histórico para Petrolina. Esse é um programa ousado, que nasce com o objetivo de garantir que nenhuma criança fique de fora da educação infantil. Estamos lançando as bases do futuro, com cuidado, carinho e estrutura de qualidade para nossas crianças. Entregamos essa e já tem outra creche prontinha para a próxima semana”, afirmou o prefeito Simão Durando.
*Com informações: ASCOM Prefeitura de Petrolina