Estudantes de Praia Grande, SP, constroem e lançam protótipos de foguetes que podem ultrapassar 200 metros de distância


Atividade faz parte da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), que premiará os estudantes que tiveram os maiores alcances em todo o país. Estudantes de Praia Grande, SP, lançam foguetes que podem ultrapassar 200 metros de distância
Felipe França/Prefeitura de Praia Grande/Divulgação
Os alunos das escolas municipais de Praia Grande, no litoral de São Paulo, construíram e lançaram protótipos de foguetes que podem ultrapassar 200 metros de distância. A atividade faz parte da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), que premiará os estudantes que tiveram os maiores alcances em todo o país 🚀
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo o coordenador de Ensino Fundamental e Médio das escolas municipais, Israel Batista de Oliveira, os alunos do 6º ao 9º ano participam da competição desde 2008. Ele explicou que o modelo dos foguetes sempre é o mesmo, mas a confecção e execução influenciam a distância atingida.
De acordo com o profissional, os foguetes são feitos de garrafas PET e uma bexiga vazia. Os estudantes colocam água nos protótipos e os lançam de uma base composta por canos de PVC e uma bomba de ar, como aquelas usadas para encher pneu de bicicleta.
Israel não sabe se os estudantes desejam se tornar astronautas, mas garantiu que eles adoraram a experiência. “Estudam o ar, a terra, a pressão e os ângulos também porque quanto maior o ângulo, mas longe esse foguete vai. Então, é a união da prática com a teoria”.
Estudantes de Praia Grande, SP, lançam foguetes que podem ultrapassar 200 metros de distância
Reprodução/Prefeitura de Praia Grande e Reprodução/TV Tribuna
Competição
O coordenador explicou que os professores da disciplina de Ciências ensinam o conteúdo de astronomia durante o primeiro trimestre. Para finalizar o aprendizado, os alunos realizam a construção e lançamentos dos foguetes no mês de maio.
“Os alunos adoram. Eles se sentem prestigiados e valorizados, até mesmo aqueles alunos que têm dificuldade de colocar uma resposta no papel. Nessa atividade prática, eles desenvolvem mais e têm mais oportunidade de mostrar o seu potencial”, explicou.
As distâncias são anotadas e devem ser enviadas a OBAFOG até o dia 31. Agora, a expectativa é para o resultado. “A expectativa aumenta ano a ano porque não são todas as pessoas que abraçam o projeto logo no início. Mas, ultimamente a expectativa tem aumentado para ter uma medalha, um reconhecimento”.
Alunos de escola de Praia Grande, SP, criam experimento com ‘foguete’
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.