
Foram dois animais encontrados em fevereiro e um na segunda-feira. Instituição afirmou que fez o processo de desinsetisação e corte do mato. Obra no local está parada e tem previsão de ser retomada no 2º semestre. Alunos da Unicamp, em Campinas (SP), encontraram escorpiões nas dependências do Instituto de Artes (IA) e pedem melhorias na estrutura do local, que está em obras. A instituição informou, em nota, que o processo de desinsetisação – que visa eliminar a infestação de pragas ou animais peçonhentos – está dentro do prazo de garantia e o corte do mato no entorno já foi realizado.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Segundo a universidade, houve o registro de três escorpiões no local, sendo dois em fevereiro, o que levou à desinsetisação, inclusive da área em obras, e outro na segunda-feira (19), em um dos banheiros.
Os professores e alunos tiveram de colocar avisos nas portas das salas, onde acontecem aulas e ensaios, de que o local tem infestação de escorpiões. Na segunda, também aconteceu uma manifestação dos estudantes.
“A gente veio para ter aula e descobrimos que o escorpião tinha sido encontrado no banheiro, aí decidimos que não tinha como ter aula, porque na artes cênicas você precisa de muito movimento, rolar no chão, pular, e aquele ambiente não estava seguro”, disse Isabelli Maria Francisco, aluna de artes cênicas.
“É uma situação que vai muito além do aparecimento dos escorpiões. É uma questão que diz respeito ao sucateamento do nosso curso e do nosso prédio. A gente tem aula espalhado pela Unicamp. Aqui no Instituto de Artes tem duas salas, mas que não comportam o curso completo”, afirmou a estudante Helena Passarelli.
“A gente ocupa um prédio provisório. Se a obra já tivesse pronta, a situação seria outra. A nossa sala de aula dá de frente para os escombros. É sempre um lembrete do que a gente poderia ter. Os professores fazem um grande malabarismo para compor a grade curricular como ela foi prevista”, disse o aluno de artes cênicas, Tom Silva.
Escorpião encontrado no Instituto de Artes, da Unicamp
Reprodução/EPTV
Instituto em reforma
Os estudantes do Instituto de Artes da Unicamp vivem um impasse desde 2019 sobre a reforma do prédio, que está parada. O projeto de revitalização dos pavilhões preve obras de manutenção no prédio principal, onde as aulas acontecem, a reconstrução do prédio adjacente e a construção de uma praça coberta ligando os dois edifícios.
Em março de 2024, a EPTV, afiliada da TV Globo, mostrou que o local estava com salas improvisadas, objetos amontoados e falta de espaço para armazenar materiais de cenários e outros itens usados nos cursos do Instituto de Artes.
O que diz a Unicamp
A Prefeitura Universitária da Unicamp afirmou ainda que a diretoria de limpeza predial acompanha de perto a situação. Em relação a licitação para a contratação da obra, prevista para abril do ano passado, a universidade afirmou que “está em andamento”. Uma audiência pública está marcada para a próxima sexta-feira (23).
A Unicamp ainda afirmou que os recursos orçamentários estão “100% garantidos” e que a obra é considerada “a prioridade” entre todas as demandas da universidade. A reforma está parada desde 2021 e, por conta de problemas de contratos, uma nova licitação precisou ser aberta. A previsão de início dos serviços é no segundo semestre.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas