O documento é a primeira entrega das 20 medidas estratégicas previstas no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que tem entra as suas metas ampliar, até 2028, a presença dos destinos brasileiros no mundo
O ministro do Turismo, Celso Sabino (União), participou nesta segunda-feira (19) da abertura da primeira edição do Visit Brasil Summit, evento promovido pela Embratur em parceria com o Sebrae, realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ). O evento também foi palco para o lançamento do Plano Internacional de Marketing do Turismo do Brasil, chamado “Plano Brasis”, o primeiro das 20 ações setoriais previstas no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027. O objetivo do MInistério do Turismo é tornar o Brasil líder na recepção de visitantes na América do Sul.
Elaborado a partir de uma ampla consulta pública e com a participação da Câmara Temática de Promoção e Apoio à Comercialização no Turismo, do Conselho Nacional de Turismo (CNT), o novo Plano de Marketing Turístico Internacional reposiciona e fortalece a identidade do Brasil no cenário global. A meta é ampliar, até 2028, a imagem do país no exterior, destacando sua diversidade e pluralidade. O documento sucede o Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos junto com a criação da Marca Brasil.
A publicação do Plano Brasis foi oficializada por Portaria assinada pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, que comemorou a entrega. “Estamos colocando o Brasil novamente no mapa dos grandes destinos globais. Esse novo plano é uma ferramenta moderna, estratégica e construída de forma colaborativa para projetar a imagem do país com mais força, identidade e competitividade”, afirmou.
Entre os principais objetivos do plano estão: fortalecer a imagem turística do Brasil no exterior, aumentar o número de visitantes internacionais, elevar a receita com o turismo receptivo, promover uma distribuição equilibrada e sustentável do fluxo turístico pelo território nacional e aprimorar a gestão dos atores estratégicos do setor.
Mercados estratégicos
O Plano Brasis detalha a classificação dos mercados estratégicos e as diretrizes de marketing a serem seguidas nos próximos anos. Tais ações foram segmentadas em quatro categorias:
- Mercados Consolidados, com foco em manter e diversificar a atuação em países como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai;
- Mercados Essenciais, onde se busca expandir e diversificar a presença em países como Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Portugal e Reino Unido;
- Mercados de Crescimento, que demandam esforços para aumentar a presença e reforçar a notoriedade em países como Canadá, Colômbia, Itália, México, Países Baixos, Peru e Suíça;
- Mercados de Oportunidade, que exigem maior esforço e investimento para diversificar a demanda e promover o Brasil em países como África do Sul, Austrália, Bélgica, Bolívia, China e Japão.
Sobre o evento
Com o tema “Futuro do Turismo, Turismo do Futuro”, o Visit Brasil Summit tem a proposta de se consolidar como um ponto de encontro estratégico para especialistas, líderes e profissionais do setor turístico. O evento promove debates e a cocriação de estratégias para fortalecer o Brasil como um destino competitivo e atrativo para diferentes perfis de turistas internacionais.
Realizado em um formato híbrido, o Visit Brasil Summit, além da participação presencial dos representantes do setor, oferece acesso online gratuito para profissionais do turismo, gestores públicos e privados, empreendedores, estudantes e demais interessados nas discussões e propostas que estão sendo pensadas e impactarão os mais de 50 segmentos que compõem o setor.
Foto: Alessandra Serrão/Mtur
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo