Autor de pichação em estátua do fundador de São Carlos é identificado e confessa crime, diz polícia


Com tinta vermelha e preta, monumento do Conde do Pinhal foi vandalizado com símbolos comunistas no dia 4 de maio. Prédios também foram pichados. Estátua do Conde do Pinhal foi pichada na madrugada deste domingo em São Carlos
Fundação Pró-Memória de São Carlos
O autor da pichação da estátua de Antônio Carlos de Arruda Botelho, o Conde do Pinhal, foi identificado pela Polícia Civil de São Carlos (SP), nesta segunda-feira (19). O homem, que também teria pichado outros locais do Centro, confessou o crime ocorrido em 4 de maio e vai responder por dano ao patrimônio público.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
A polícia chegou até o homem, que não teve a identidade divulgada, após analisar uma assinatura deixada por ele na pichação.
O local onde ele mora não foi divulgado. As tintas usadas não foram encontradas, mas ele confessou ter cometido o crime. O g1 não conseguiu contato com a defesa dele até a última atualização desta reportagem.
RELEMBRE: Estátua do fundador de São Carlos e locais do Centro são pichados; Fundação Pró-Memória repudia
Estátua do Conde do Pinhal, um dos fundadores de São Carlos (SP), é pichada
O crime contra o patrimônio público tem pena que pode variar de seis meses a um ano de prisão ou multa.
Pichações na madrugada
O monumento vandalizado com tinta vermelha e preta fica na Rua Conde do Pinhal, esquina com a Avenida São Carlos. O letreiro que indicava quem ele era também foi vandalizado. Uma das pichações é de uma foice e um martelo cruzados, símbolo do comunismo.
O Conde do Pinhal foi um proprietário de terras, político e empresário, ele foi um dos fundadores do município.
Mais notícias da região:
FORAGIDO: Homem que matou 2 a tiros em bar continua foragido após quase dois anos CRIME: Motorista é preso após desviar carga de carne avaliada em R$ 850 mil
BRIGA FAMILIAR: Pai esfaqueia filho no abdômen em briga
Outros locais do Centro, como prédios públicos, pontos de ônibus e semáforos, também foram pichados, provavelmente pelas mesmas pessoas ainda não identificadas. Um boletim de ocorrência será registrado pela prefeitura na Polícia Civil para investigação da identidade dos autores.
Um dia após o crime, a Prefeitura de São Carlos informou que câmeras de segurança do sistema de monitoramento do município não conseguiram registrar os danos por conta das árvores em volta.
Disse ainda que a Fundação Pró-Memória vai contratar uma empresa especializada para fazer a limpeza e recuperação da estátua, além de outros bens públicos pichados.
Locais pichados em praças do Centro de São Carlos
São Carlos o Toque e Fundação Pró-Memória
Na ocasião, a Fundação Pró-Memória divulgou nota manifestando “profunda indignação e repúdio” ao crime. Veja abaixo na íntegra.
Veja a íntegra da nota de repúdio da Fundação Pró-Memória de São Carlos:
NOTA DE REPÚDIO – VANDALISMO À ESTÁTUA DO CONDE DO PINHAL
A Fundação Pró-Memória de São Carlos manifesta sua profunda indignação e repúdio ao ato de vandalismo ocorrido na madrugada de hoje, quando a estátua do Conde do Pinhal, localizada na Praça Coronel Paulino Carlos, defronte à Catedral, foi pichada.
Trata-se de um ataque não apenas ao patrimônio público, mas à memória histórica de nossa cidade. O Conde do Pinhal é uma figura importante na criação e no desenvolvimento de São Carlos.
Atentar contra qualquer monumento é desrespeitar e menosprezar diferentes aspectos da trajetória que compôs a cidade onde vivemos.
A Fundação Pró-Memória reafirma seu compromisso com a preservação da história e da memória são-carlense, e exige que as autoridades competentes investiguem rigorosamente este ato criminoso e responsabilizem seus autores.
Vandalismo não é manifestação artística, política ou social — é crime. E como tal, deve ser tratado com a seriedade e o rigor que a situação exige.
Reiteramos nosso apelo à população para que se una na defesa do patrimônio histórico, denunciando atos de depredação e valorizando a memória que nos constitui como comunidade.
São Carlos merece respeito. Nossa história merece respeito.
Fundação Pró-Memória de São Carlos
São Carlos, 4 de maio de 2025.
VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.