Vazamento de corante: captação no Rio Jundiaí segue suspensa em Indaiatuba, e Cetesb prevê chegada diluída


Interrupção não causou problemas de abastecimento. Acidente ambiental tingiu animais de azul e causou mortandade de peixes em Jundiaí. Imagens de drone mostram córrego azul após carreta bater em poste e derramar corante em Jundiaí (SP)
Régis Rosa/TV TEM
A Prefeitura de Indaiatuba (SP) informou, na noite desta quinta-feira (15), que a captação de água do Rio Jundiaí segue suspensa preventivamente por causa do vazamento de corante em um córrego de Jundiaí (SP).
A estimativa da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) é de que o produto chegue ao trecho do rio na cidade por volta das 22h, já bastante diluído e sem oferecer riscos de contaminação ou mortandade de peixes.
Receba as notícias da região de Campinas no WhatsApp
Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) de Indaiatuba, a interrupção da captação não causou problemas de abastecimento, já que o município também retira água de outros mananciais.
De acordo com a prefeitura, o Rio Jundiaí é usado esporadicamente para complementar a captação do município quando os reservatórios estão baixos.
O abastecimento geral é realizado principalmente pelo Ribeirão Piraí e outros cinco afluentes. São eles:
Rio Capivari-Mirim
Represando Cupini
Represa do Morungaba
Córrego da Barrinha
Córrego do Barnabé
De acordo com o Saae, a retomada da captação só deve ocorrer após a confirmação de que não há mais resíduos da substância e autorização da Cetesb.
Imagens de drone mostram córrego azul após carreta bater em poste e derramar corante
Peixes mortos e patos pigmentados
O produto químico atingiu as ruas e o córrego do bairro Jardim Tulipas após a carreta que transportava o corante bater em um poste e derramar a substância, por volta de meio-dia de terça-feira (13). Patos e gansos foram resgatados com pigmentação azul e centenas de peixes morreram.
O parque da região tem aproximadamente 25 mil metros quadrados e abriga diversas espécies. Imagens captadas por um drone mostram o córrego tomado pelo corante azul (veja acima).
LEIA TAMBÉM:
Ministério Público abre inquérito para apurar contaminação por corante em córrego que ficou azul em Jundiaí
Capivaras azuis são flagradas em córrego de Jundiaí após derramamento de corante
O corante é utilizado para tingir embalagens, como caixas de ovos, e possui um odor bastante forte. Segundo apurado pela TV TEM, o motorista estava fora do veículo no momento em que o caminhão se deslocou sozinho e colidiu com o poste.
A Farkon Indústria e Comércio Químico, empresa produtora do corante e responsável pelo transporte, foi procurada pela equipe de jornalismo da TV TEM, mas não houve retorno até a última atualização desta reportagem.
Peixes mortos e com coloração azul foram encontrados no córrego em Jundiaí (SP) após o derramamento de corante
Régis Rosa/TV TEM
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.