O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Undias), António Guterres, expressou profunda preocupação com as operações militares da Índia na Linha de Controle (LoC, na sigla em inglês) e na fronteira internacional com o Paquistão.
Em nota emitida por seu porta-voz, Stephane Dujarric, o líder das Nações Unidas pediu “máxima contenção militar de ambos os países”.

“Uma solução militar não é a solução”
A nota enfatiza que “o mundo não pode suportar um confronto militar entre a Índia e o Paquistão”.
Na segunda-feira (5), o secretário-geral alertou que as tensões entre os dois países vizinhos atingiram “o seu nível mais alto em anos”.
Ele ofereceu apoio diplomático a ambos os governos para ajudar a acalmar as tensões e promover a diplomacia, enfatizando que “uma solução militar não é a solução”.
Falando à jornalistas na segunda-feira, Guterres condenou o ataque terrorista de 22 de abril na área de Pahalgam, em Jammu e Caxemira, que deixou pelo menos 26 civis mortos e muitos feridos.
O secretário-geral declarou que “atacar civis é inaceitável” e pediu que os responsáveis sejam levados à justiça por meios “credíveis e legais”.
O post Líder da ONU pede que Índia e Paquistão exerçam máxima contenção militar apareceu primeiro em A Referência.