O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), participou nesta segunda-feira (5) do Ciclo de Debates organizado pela Fundação Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo. Durante o evento, o chefe do Executivo estadual apresentou os principais resultados da sua gestão, comparando indicadores nacionais com o desempenho goiano em áreas como segurança pública, educação e redução da pobreza.
Caiado afirmou que Goiás se tornou referência nacional em ações de prevenção e combate ao crime organizado. Ele atribuiu os resultados ao fortalecimento da inteligência policial e aos investimentos nas forças de segurança.
“Tivemos a capacidade de fazer a segurança preventiva, tanto é que em Goiás nunca houve mais um assalto a banco, a carro forte, um novo cangaço, nunca teve mais um sequestro”, destacou.
Na área econômica, o governador mencionou a criação do Fundo de Estabilização Econômica, lançado em março, como medida para garantir a solidez fiscal do Estado.
“Com liquidez plena, fiz o primeiro fundo de equilíbrio fiscal do país, reservei 1,5% do orçamento. Se não houver respeito pelo que se ganha e pelo que se gasta, não se governa e o país não cresce”, disse.
Caiado também defendeu uma agenda de debates focada nos reais problemas da população brasileira, como desemprego, violência e falta de acesso a serviços públicos de qualidade.
“As pessoas estão vendo os problemas econômicos e a violência surgirem por falta de uma discussão de Brasil com os temas que estão atingindo a população, quem gera emprego, o trabalhador”, ressaltou.
Ao apontar desafios para o desenvolvimento nacional, o gestor estadual abordou a necessidade de investir em inovação e tecnologia para aprimorar serviços públicos e modernizar o agronegócio.
“Hoje nós somos os maiores produtores de grãos e também de proteínas no mundo. Isso dá ao Brasil uma condição de segurança alimentar que nenhum outro país consegue ter, preservando todos os nossos biomas”, citou.
Foto: Hegon Corrêa