
Felina é filha do casal Tabatinga e Koda. Temperamento do animal é parecido com o da mãe e ela já ganhou o apelido de “Marruá”. Nova oncinha pintada vai ser apresentada ao público no dia 9 de maio em São Carlos
Ela chegou cheia de atitude e marrentinha, mas já encantou a todos do Parque Ecológico de São Carlos (SP) “Dr. Antônio Teixeira Vianna”. A 4ª filhote de onça-pintada nasceu em março no Parque e realizou o primeiro manejo na quarta-feira (30).
No dia 9 de maio, ela deve ser apresentada para o público. A sua chegada é muito aguardada pelos visitantes.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
A oncinha nasceu de parto normal, e ainda não tem nome. A escolha será feita por votação popular. Mas ela já ganhou um apelido por seu temperamento forte: Marruá, “personagem-bicho” da novela Pantanal.
Parque Ecológico de São Carlos comemorou o nascimento do 4º filhote de onça-pintada
Prefeitura de São Carlos
Tal mãe, tal filha
A filhote é o quarto animal da espécie nascido no local. Ela é irmã de Theodoro, transferido em novembro de 2024 para a Associação Mata Ciliar, com o objetivo de integrar programas de reprodução em cativeiro e contribuir com a reintrodução da espécie na natureza no futuro.
A onça-pintada é filha de Tabatinga e Kodajás (Koda). Segundo funcionários do Parque Ecológico, o temperamento da pequena felina é parecido com o da mãe, cheia de atitude e marra. Já o pai é mais calmo, comportamento herdado pelo irmão Theo.
“Ela é bem bravinha mesmo, é a mãe dela escrita. Fica fazendo “fuu”, em posição de ataque. A primeira vez que peguei um filhote de onça fiquei muito emocionada, não dá pra explicar é puro amor. Ela é bravinha, mas é linda”, disse Fabiana Zafalon, tratadora de animais.
A onça-pintada Théo quando filhote (esquerda) e com mais de 1 ano e 4 meses em São Carlos
Acervo EP e Ely Venancio/EPTV
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: onça-pintada Théo se despede do Parque Ecológico de São Carlos em clima de Halloween
PARABÉNS ANIMAL: Onça-pintada ganha bolo de carne em aniversário de 1 ano no Parque Ecológico de São Carlos
Cuidados especiais
A filhote permanece fora da área de visitação e sob cuidados especiais para garantir seu desenvolvimento. De acordo com a veterinária Ana Rita Salles, o manejo de quarta-feira (30) foi rápido para evitar estresse ao animal.
No exame clínico foi implantado um microchip que funciona como um RG para o acompanhamento da saúde da oncinha.
“Fizemos exame clínico, vermifugação, sexagem e pesagem. Ela está atualmente com 4,870 quilos, com peso adequado, se alimenta bem e está saudável. O mais importante é implantação do microchip que a acompanhará pela vida toda”, explicou.
Espécie em extinção
De instinto selvagem, a onça-pintada é o maior felino das Américas e está ameaçada de extinção no Brasil.
Segundo Samantha Campos da Silva, chefe da seção de expediente interno do Departamento de Gestão e Cuidado do Parque, esse é o segundo e último filhote do casal, conforme determina o plano de manejo da Associação Mata Ciliar. “Eles fazem parte de um programa de conservação de uma espécie ameaçada de extinção.”
Rebecca Greco, diretora do espaço, informou que as onças não pertencem ao Parque Ecológico e que vão embora após certa idade.
“Elas fazem parte de um plano de manejo, e quem participa dessa instituição do plano de manejo decide quais são os animais que vão procriar, quais animais ficam aqui e quais animais vão embora. O Théo foi embora por esse motivo. Ela vai ficar aqui até uma certa idade e também vai voltar pra associação, para poder também formar um casal com um outro macho”, explicou.
Para ela, o nascimento da pequena fera é um presente para a região. ” É uma honra, um privilégio e um presente. A gente sabe da importância da preservação da espécie. Fazer parte disso é muito importante”, conclui.
O público poderá conhecer a nova moradora do Parque a partir do dia 9 de maio, em uma exposição especial, às vésperas do Dia das Mães. A expectativa é de 5 mil visitantes na data.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV CENTRAL:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara