Nos 100 primeiros dias de gestão de Heron Guimarães, Betim avança com ações concretas em saúde, educação, mobilidade e segurança

Com planejamento, eficiência e compromisso com a população, Betim (MG) chegou aos 100 primeiros dias da gestão do prefeito Heron Guimarães com importantes avanços em áreas estratégicas para o desenvolvimento da cidade.

“Chegar aos cem primeiros dias de governo com mais de cem ações importantes implementadas e/ou iniciadas é, ao mesmo tempo, motivo de orgulho e de responsabilidade. É um desafio enorme escolher quais delas priorizar na hora de prestar contas à população, porque cada uma carrega seu valor, seu impacto, sua urgência. Desde as grandes obras até os pequenos gestos, tudo foi planejado com um único propósito: cuidar das pessoas e transformar Betim em uma cidade cada vez melhor para viver. É só o começo, mas já estamos deixando marcas de um novo tempo. Com foco, seriedade e diálogo, estamos começando a colocar em prática um projeto que olha para as pessoas e investe no futuro”, ressalta o prefeito .

Veja, abaixo, alguns dos principais avanços nos eixos de saúde, educação, mobilidade urbana e segurança pública.

Saúde

Alguns dos principais destaques da Saúde envolvem melhorias e ampliações na capacidade de atendimento aos usuários do SUS Betim. Depois da quinta convocação de profissionais aprovados no concurso público edital 01/2024, 1.077 trabalhadores tomaram posse de seus cargos e 1.060 já estão em atividade nos equipamentos do município, reforçando o atendimento em todas as regionais.

Além disso, as UPAs Norte e Alterosas passaram por reestruturações e mudanças de gestão, ampliando a capacidade de acolhimento, enquanto iniciativas como mutirões de exames para mulheres, novo fluxo de medicamentos e a alta programada no Hospital Regional contribuíram para melhorar e otimizar o cuidado com os pacientes.

O município está promovendo, também, uma reestruturação dos serviços de oncologia, com melhorias e ampliação no atendimento a pacientes com câncer, e está com as obras da nova unidade de nefrologia em andamento, ampliando também o acesso ao tratamento de hemodiálise na rede pública municipal.

A ampliação de exames especializados é outro ponto que merece atenção. Procedimentos como tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas, angiotomografias e angiorressonâncias, além de exames auditivos e urológicos, dentre outros, agora estão disponíveis para atender a mais de 4 mil pacientes que aguardavam por esses procedimentos.

Educação

Na Educação, todos os alunos da rede municipal com idade a partir de 4 anos estão recebendo uniformes completos e kits escolares, e 386 novos servidores foram convocados.

O município está implantando ainda a disciplina obrigatória “Caminhos para a Igualdade: Africanidades e Povos Originários na Educação de Betim” em todas as escolas do pré ao 9º ano. Mais de 50 mil alunos terão acesso a conteúdos que resgatam a história, a cultura e as contribuições dos povos afro-brasileiros, indígenas, quilombolas e ciganos. É um passo firme rumo a uma educação transformadora, que fortalece o senso de identidade, combate o preconceito desde a infância e prepara uma geração mais consciente da riqueza e da diversidade que formam o Brasil.

Também avançam as obras das novas escolas integradas e uma iniciativa inédita da prefeitura, em parceria com a  Universidade Federal de Viçosa (UFV), vai proporcionar a jovens e adultos qualificação profissional gratuita nas áreas de administração, agropecuária, informática, energia renovável e segurança do trabalho, por meio do programa Qualifica Betim.

Mobilidade urbana

Na mobilidade urbana, o destaque é o projeto-piloto Corredor Azul, que já está  transformando a avenida Edmeia Matos Lazzarotti em um espaço mais seguro e acessível. Uma pesquisa de campo com os próprios motociclistas, condutores e pedestres já está sendo realizada para que a prefeitura avalie a expansão do projeto para todos os principais corredores de Betim em breve. A ação é um dos pontapés para o Plano Municipal de Mobilidade, que abrange soluções a curto, médio e longo prazo, com medidas emergenciais e ações que vão possibilitar a reestruturação completa do sistema viário.

A cidade também avança com intervenções como a pavimentação de vias nos bairros Marimbá e Cruzeiro, a construção da ponte do bairro Pingo D’Água e a revitalização de praças e calçadas importantes para o fluxo urbano.

Algumas das principais vias da região central também receberam nova pavimentação asfáltica, e agora estão ganhando nova sinalização horizontal e vertical.

Segurança pública

Já na segurança pública, o município entrega, nesta sexta (11), a primeira etapa do Centro Integrado de Segurança Pública Sete de Setembro, o Cisp Sete, fortalecendo a estrutura da Guarda Municipal e consolidando o início de uma nova política de segurança mais integrada e tecnológica. O município implantou ainda o aplicativo Botão do Pânico, ferramenta que oferece mais proteção a mulheres em situação de violência.

Ações em todos os eixos

Uma campanha especial preparada pela Secretaria Municipal de Comunicação vai apresentar, ao longo dos próximos dias, as principais entregas desse período em diferentes áreas. Todos os conteúdos poderão ser acompanhados pelas redes sociais da Prefeitura de Betim.

Foto: Reprodução / Instagram Heron Guimarães

*Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Betim

Adicionar aos favoritos o Link permanente.