Prefeitura abre espaço para escuta e incentivo da rede de apoio feminina em luta por igualdade
A gestão do prefeito de Petrolina, Simão Durando (União), promoveu o 1° Fórum “Vozes que Transformam”. O encontro aconteceu na última sexta-feira (11) e reuniu mulheres que exercem papéis de liderança e protagonismo na sociedade petrolinense em um espaço dedicado à escuta, ao diálogo e à troca de experiências.
A iniciativa, realizada por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, teve como propósito fomentar reflexões profundas sobre os desafios enfrentados pelas mulheres e, ao mesmo tempo, impulsionar o fortalecimento das políticas públicas voltadas à promoção da igualdade de gênero.
Em meio a falas emocionantes e inspiradoras, as participantes compartilharam suas trajetórias, apresentaram suas vivências singulares e contribuíram para um debate potente sobre temas como representatividade, enfrentamento à violência, inclusão no mercado de trabalho e o papel transformador das mulheres na sociedade.
A diversidade de mulheres e experiências presentes deu ainda mais força e significado ao momento. Além das rodas de conversa, o evento também contou com palestra, distribuição de brindes e serviços de beleza, reforçando o cuidado e a valorização das participantes.
A empreendedora Josy Gondim destacou a importância de iniciativas como essa em Petrolina. Para ela, encontros que promovem escuta e troca entre mulheres são essenciais para fortalecer a rede de apoio e inspirar novas ações.
“A gente precisa ocupar os espaços com coragem, mas também com apoio. Estar aqui, ouvindo outras mulheres que venceram tantos obstáculos, nos dá forças para continuar e acreditar que a mudança é possível”, destacou.
O Fórum nasce do compromisso da gestão municipal em criar e fortalecer espaços onde as mulheres sejam reconhecidas como protagonistas de suas próprias histórias. Ao ouvir aquelas que estão na linha de frente das transformações, a Prefeitura de Petrolina reafirma sua missão de construir políticas públicas mais eficazes e conectadas com as reais necessidades da população feminina.
Foto: Ayrton Latapiat
*Com informações: ASCOM prefeitura de Petrolina.