‘Não estamos ali só como um rostinho bonito’, diz rainha do rodeio de Ribeirão Preto antes de passar a faixa


Nayara Paes critica senso comum sobre papel das rainhas nas festas do peão. Ela defende representatividade feminina e aconselha substituta que será conhecida na segunda-feira (21). Nayara Paes, rainha do Ribeirão Rodeo Music 2024
Arquivo pessoal
Sensação de dever cumprido, orgulho de ter desempenhado a função e feliz com a visibilidade positiva recebida. É com esses sentimentos que a enfermeira e modelo Nayara Paes, de 28 anos, entregará a faixa de rainha à próxima escolhida para representar as mulheres durante o Ribeirão Rodeo Music 2025, em Ribeirão Preto (SP).
Ao todo, 20 finalistas disputam a atenção do público por meio de uma votação on-line no site oficial do evento (veja abaixo as candidatas). O nome da nova rainha será revelado na segunda-feira (21), e a vice-campeã será nomeada princesa da festa.
Para Nayara, é muito importante que ela e outras rainhas – tanto as que vieram antes quanto as que virão – ajudem a desmistificar o senso comum de entender a representante do rodeio apenas como um papel figurativo.
“A realidade é muito diferente. A rainha é mais que usar uma faixa e uma roupa bonita no dia da festa. Não estamos ali só para ser mais um rostinho bonito, embelezando o evento. Temos o dever e a responsabilidade de representar a força da mulher, o protagonismo feminino dentro do universo sertanejo”, explica.
A 19ª edição da festa acontece nos dias 26 e 30 de abril, e 2 e 3 de maio, no Parque Permanente de Exposições, em Ribeirão Preto (SP).
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Candidatas a rainha do Ribeirão Rodeo Music 2025
Experiência e conselhos
Ao contrário do concurso que acontece este ano, Nayara foi pega de surpresa em 2024 ao receber um convite da organização para ser a rainha da 18º edição do Ribeirão Rodeo Music.
“Eu nunca nem participei de concursos direcionados para rainha, princesa ou madrinha. A minha ligação com o rodeio era principalmente como uma fã do evento e de frequentá-lo todos os anos”, lembra.
Mas ainda que não tenha passado pelo escrutínio de um júri (popular ou indicado), a atual rainha traz as lições que aprendeu desempenhando o papel e aconselha a futura sucessora.
“Minha dica, não só para o concurso, mas para todo o reinado da próxima rainha é: seja autêntica, seja real, seja quem realmente é e mostre que entende o significado da função, o real motivo dessa figura existir, que é dar voz a todas as mulheres que, de alguma forma, participam do evento e de suas tradições”, recomenda.
Nayara Paes, rainha do Ribeirão Rodeo Music 2024
Arquivo pessoal
Outro conselho da modelo para a nova rainha é mostrar possuir conexão com o Ribeirão Rodeo Music e sua história. “Com certeza, um diferencial é respirar a cultura sertaneja e se identificar com ela e com o evento”.
Conforme foi cumprindo seus deveres de rainha, Nayara se percebeu como uma figura de referência para todos os tipos de mulheres inseridas na cultura caipira, inclusive dentro da arena (as competidoras das provas equestres) e nos bastidores, e não apenas entre fãs da festa.
“E isso, claro, traz muita responsabilidade, porque a gente é praticamente um exemplo. Mas me senti presenteada e com orgulho de ter ocupado esse papel”, avalia.
Nayara Paes, rainha do Ribeirão Rodeo Music 2024
Arquivo pessoal
Deveres e prazeres
Além da representatividade, a enfermeira lembra que a rainha tem funções práticas a cumprir, a exemplo de conceder entrevistas como porta-voz do evento, conversar com patrocinadores e fazer a interlocução entre organização e público, inclusive compartilhando informações.
“A rainha tem que circular dentro do evento, nos diferentes espaços, e conversar diretamente com o público, fazer fotos, estar presente mesmo. E um dos momentos mais bonitos é participar da cerimônia de abertura oficial, carregando a imagem de Nossa Senhora e orando junto com os peões, pedindo proteção antes das montarias”.
Entre suas melhores recordações do evento em 2024, ela também cita ter conhecido os bastidores do evento, como funcionam as coisas por trás dos palcos e todas as pessoas envolvidas para fazer acontecer. Um momento específico a fez perceber o quanto o Ribeirão Rodeo Music é mais que entretenimento.
“Durante uma das noites, fui conhecer o camarote ‘Equidade’, formado por um grupo de apoio a crianças especiais ou com algum tipo de deficiência. Elas estavam na festa, encantadas com tudo. Quando cheguei, elas ficaram super felizes e quiseram fazer muitas fotos. Foi muito legal entender as diferentes formas com que o rodeio impacta nas vidas das pessoas”, recorda a rainha.
Lembra disso? Gusttavo Lima parou show ao ver homem agredindo mulher em 2024
Gusttavo Lima para show ao ver agressão contra mulher no rodeio de Ribeirão Preto, SP
Veja mais notícias do Ribeirão Rodeo Music 2025 no g1
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto e Franca
Adicionar aos favoritos o Link permanente.