
Conheça as candidatas na ação que tem objetivo de promover a biodiversidade e o ecoturismo na cidade do litoral paulista. Papagaio-de-cara-roxa é espécie ameaçada que vive na Mata Atlântica do litoral sul de São Paulo e norte do Paraná
Ciro Albano
A Prefeitura de Itanhaém, no litoral de São Paulo, lançou o Concurso Ave Símbolo. Segundo a administração municipal, a iniciativa busca eleger uma espécie para representar, valorizar a biodiversidade, promover a educação ambiental e incentivar o ecoturismo da cidade.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A votação para escolher a ave símbolo do município está aberta a partir deste domingo (13) e vai até 13 de maio. Saiba como votar abaixo.
🐦 Confira as candidatas:
Saíra-sapucaia: Encontrada o ano todo em Bairros como Jardim Coronel e Estrada do Rio Preto;
Choquinha-pequena: Encontrada em todas as áreas florestais com encostas nas zonas rurais;
Papagaio-de-cara-roxa: Encontrado na região do Rio Castro;
Trinta-réis-real: Encontrado em todas as praias itanhaenses;
Piru-piru: Encontrado em praias arenosas, costões rochosos e lama;
Gavião-pato: Encontrado em toda a zona rural de Itanhaém;
Gavião-pombo-pequeno: Encontrado na Mata Atlântica;
Macuco: Encontrado nas encostas da Serra do Mar e morros isolados.
Piru-piru é ‘prima’ do quero-quero, faz ninhos nas praias e está vulnerável à extinção
Davi Pasqualetti
Como funciona a escolha?
As cinco aves mais votadas serão avaliadas pela Comissão de Educação Ambiental do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), que definirá a vencedora com base em alguns critérios, como: ser espécie nativa, ter facilidade de ser vista no município e relevância para a conservação ambiental.
A divulgação do resultado ocorrerá no dia 20 de maio, durante uma reunião ordinária do Comdema, e será publicada nos canais oficiais da prefeitura.
Segundo o município, a escolha da ave símbolo faz parte de uma série de ações voltadas à preservação da Mata Atlântica, ampliando o vínculo da população com o meio ambiente e fortalecendo a identidade ecológica de Itanhaém.
Para participar, basta escolher entre as oito aves candidatas e preencher o formulário disponível clicando aqui.
Relembre caso de resgate
Polícia Civil resgata mais de 200 animais em Guarujá, SP
Em Guarujá, também no litoral de São Paulo, mais de 200 animais foram resgatados em condições insalubres dentro de uma casa que funcionava como um canil clandestino. Conforme apurado pelo g1, os responsáveis pelo local receberam uma multa de R$ 1,2 milhão. Ninguém foi preso.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos