Pizzaria de Santos entra pela 2ª vez no ranking das 50 melhores da América Latina


Pizza di Casabona é especializada em massas de longa fermentação. Eduardo Casabona é o chef e proprietário da Pizza di Casabona
Sabrina Cavicchia
Pela segunda vez consecutiva, a Pizza di Casabona entrou para o ranking 50 Top Pizza, que lista as melhores pizzarias da America Latina. A pizzaria de Santos, especializada em massas de longa fermentação, ocupou a 37ª colocação no ranking e é comandada pelo chef e proprietário Eduardo Casabona.
Criado em 2017, o 50 Top Pizza é um guia online internacional atualizado todos os anos. Além da América Latina, também há edições com as melhores pizzarias da Itália, Ásia Pacífico, Europa e Estados Unidos.
O guia avalia, por meio de fiscais, julgadores, curadores autônomos e independentes, várias características das pizzas, como sabor, qualidade, combinação dos ingredientes, além do design do ambiente e a experiência do cliente, incluindo atendimento, tempo de espera e serviço.
A Pizza di Casabona entrou para o ranking internacional, pela primeira vez, no ano passado. Na ocasião, ela conquistou a 45ª posição, algo inédito para o litoral paulista. A premiação reforçou a credibilidade da pizzaria e atraiu a atenção do público. Com casa lotada, por moradores da região e até turistas internacionais, Eduardo Casabona viu a necessidade de expandir a produção.
A pizzaria mudou para outro endereço no bairro do Boqueirão, com uma equipe maior e um forno a mais para dar conta da demanda. “Uma das minhas maiores preocupações é justamente manter a qualidade da nossa pizza, e para isso seguimos utilizando apenas ingredientes de primeira linha. Estou sempre atento às tendências do mercado e buscando me aprimorar, porque acredito que a qualidade começa com o cuidado em cada detalhe”.
Eduardo Casabona é o chef e proprietário da Pizza di Casabona
Sabrina Cavicchia
A dedicação no preparo de cada pizza levou o estabelecimento a estar novamente no ranking internacional. Eduardo Casabona recebeu o prêmio durante um evento no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (10).
“Uma surpresa muito agradável e uma enorme felicidade receber esse reconhecimento. Trabalhamos intensamente ao longo do último ano para manter a qualidade e o atendimento que nossos clientes merecem, e esse prêmio vem, mais uma vez, coroar todo o nosso esforço e dedicação”, disse ele, ao g1.
Para ele, o compromisso de toda a equipe com a excelência levou a di Casabona novamente à premiação. Cada detalhe, desde a escolha dos ingredientes até o atendimento, é pensado para oferecer ao cliente.
“Mantivemos o nosso padrão. A premiação foi um reconhecimento do que já vínhamos fazendo, então nosso foco continuou sendo entregar a mesma qualidade de sempre. Preferimos manter aquilo que acreditamos e que nossos clientes já aprovam: uma pizza feita com carinho, ingredientes de primeira e muito cuidado em cada etapa.”
Com a inauguração da nossa nova casa, um novo projeto que traz mensalmente pizzas com sabores exclusivos, pensados para surpreender os clientes. E, talvez, o ranking possa motivar a criação de uma nova pizza. “A ideia de criar uma pizza especial para celebrar essa conquista é muito interessante — já estamos refletindo sobre combinações que representem bem esse momento tão especial para nós”.
Eduardo Casabona é o chef e proprietário da Pizza di Casabona
Sabrina Cavicchia
História
Eduardo Casabona têm recordações do avô e da cultura italiana, que o patriarca da família trouxe na mala quando chegou no Brasil após a Segunda Guerra Mundial. Em 2018, Eduardo embarcou para a Itália, onde estudou a culinária local e se especializou na autêntica pizza napolitana.
Já no Brasil, ele começou a produzir as pizzas em seu apartamento e vendia por delivery, além de realizar eventos exclusivos.
A qualidade da massa, fermentada naturalmente entre 24 e 30 horas, e a seleção criteriosa dos ingredientes chamaram a atenção dos clientes, permitindo a abertura da pizzaria em 2020.
Com um conceito de atendimento no balcão e cozinha aberta para o público, o local conquistou um público fiel de apreciadores da boa pizza, que valorizam não apenas a tradição italiana, mas também a inovação nas combinações de sabores.
Culinária #013: Conheça os segredos da pizzaria eleita uma das melhores da América Latina
Pizza napolitana
O aroma do pão recém-saído do forno e equilíbrio da cobertura fazem da pizza preparada no local realmente uma verdadeira napolitana. No paladar, dá para sentir o sabor e a leveza de todos os ingredientes. Ao viver essa experiência gastronômica, é possível entender porque a pizzaria está entre as melhores da América Latina.
As pizzas da casa são todas napoletanas, individuais, com cerca de 28 cm de diâmetro. A massa da pizza leva farinha, água, sal e fermento. Os ingredientes são poucos, mas o preparo é bem cuidadoso. Italiana, a farinha é a 00, a mais pura e refinada. A massa é feita de forma artesanal e carece de um descanso, passando por uma fermentação lenta, de 24 a 30 horas.
O carro-chefe da casa é a Marguerita Verace, que leva molho de pomodoro pelati San Marzano, mozzarella de bufala, manjericão, parmesão e azeite extravirgem. Eduardo Casabona mostrou o preparo da Marguerita Di Casabona a equipe do g1, que também experimentou a pizza e mostrou como deve ser degustada uma pizza napoletana (veja o vídeo acima).
Eduardo com a pizza Marguerita Casabona
Mariane Rossi/g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.