VÍDEO: menino com doença grave completa 1 ano e ganha festa em UTI de hospital no interior de SP


O pequeno Josué Diniz Berch está internado desde agosto de 2024 no HU da UFSCar, em São Carlos, e ganhou celebração com bolo, bexiga e até decoração com o tema Super-Homem. Paciente completa 1 aninho e ganha festa especial no Hospital Universitário em São Carlos
Um pequeno paciente completou 1 aninho e ganhou uma festa especial no Hospital Universitário da UFSCar, em São Carlos (SP), nesta sexta-feira (4).
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Josué Diniz Berch está internado desde agosto de 2024 tratando uma neuropatia grave, doença que paralisa os nervos e exige suporte respiratório contínuo.
A comemoração aconteceu na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica da unidade, com uma festinha organizada pela própria equipe médica.
O pequeno Josué Diniz Berch está internado no HU da UFSCar e ganhou festinha de 1 ano em São Carlos
Divulgação
A celebração, que também marcou o aniversário da irmã do Josué, teve direito a bolo, bexiga e até decoração com os temas Mulher Maravilha e Super-Homem.
Trajetória de luta
Ainda nos primeiros meses de vida, Josué sofreu uma parada respiratória e, desde então, sua jornada passou a depender de atendimento médico especializado e acompanhamento constante.
“Ele já tinha uma neuropatia, precisava da traqueostomia (ventilação mecânica). Ele chegou aqui após uma parada respiratória, conseguimos estabilizar e desde então ele tem respirado com estímulo, precisando de um nível de suporte maior. Mesmo estabilizado, a gente percebeu que ele não vai conseguir sair do ventilador, ele precisa de ajuda para respirar, e é por isso que ele está aqui até hoje, porque é muito difícil manter essa estrutura segura em casa”, explicou a pediatra Cristiane Toniolo.
O pequeno Josué Diniz Berch está internado no HU da UFSCar e ganhou festinha de 1 ano em São Carlos
Divulgação
A família é de Itirapina e mantém contato frequente com o garoto. Para muitos profissionais de saúde, ele é mais que um paciente, é um xodó da UTI pediátrica, além de ser um exemplo de resistência.
“Ele é o nosso xodozinho, e o cuidado vai além do suporte assistencial”, disse a enfermeira Marcela Prieto.
Os pais do pequeno Josué Diniz Berch e a irmãzinha dele em comemoração no HU da UFSCar em São Carlos
Divulgação
Mais notícias da região:
SAÚDE: São Carlos registra morte de idoso por febre amarela; vítima não estava vacinada
TRAGÉDIA: Corpos de jovem e homem que morreram em acidente em MG serão enterrados no interior de SP
JUSTIÇA: STJ invalida provas de operação contra grupo dono da cachaça Velho Barreiro por suposta sonegação fiscal
VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.