Gestão de Wilson Lima define estratégias para aumentar adesão dos municípios ao Selo Unicef

A gestão do governador do Amazonas, Wilson Lima (União), promoveu uma reunião com representantes do Fundo das Nações Unidas no Brasil para definir ações e estratégias para a nova edição do Selo Unicef, que abrangerá o período de 2025 a 2028.

A meta é obter a adesão de todos os 61 municípios do interior, avançando em políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, com atenção especial às populações indígenas e quilombolas.

“Garantir que cada criança e adolescente tenha acesso a educação de qualidade, saúde, proteção contra violências e oportunidades para um futuro digno é um compromisso coletivo e o Selo Unicef é um importante catalisador para essa mudança”, destacou Rayanne França, chefe interina do escritório do Unicef Brasil em Manaus.

A secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Jussara Pedrosa, ressaltou que o encontro foi produtivo e gerou ideias para fortalecer a atuação junto ao público infantojuvenil nas áreas de educação, saúde, participação social e proteção contra a violência.

“Foi uma tarde proveitosa para alinhamento e análise das ações e, com certeza, todas as secretarias de estado estarão fortalecidas para assegurar todos os direitos da infância a adolescência”, enfatizou a titular da Sejusc.

Com lançamento previsto em 23 de abril, a nova edição do Selo Unicef trará novidades que contribuirão para reduzir as desigualdades nos municípios e garantir a participação ativa de adolescentes e jovens na formulação de políticas públicas.

“Vamos avaliar se o município conseguiu reduzir as desigualdades internas. Se aumentou a vacinação de crianças, verificar se esse aumento foi igualitário para toda a população ou se apenas a média do município subiu, enquanto os indígenas e quilombolas continuam com taxas mais baixas de vacinação”, pontuou o coordenador do Unicef no Brasil, Mário Volpi.

Foto: Tiago Corrêa / Governo do Amazonas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.