Programa Santos Sustentável tem meta de plantar 10 mil árvores nos próximos 4 anos


Apenas neste ano a iniciativa já promoveu o plantio de duas mil mudas no município. Programa Sustentável pretende plantar 10 mil árvores em Santos, SP, nos próximos quatro anos
Henrique Teixeira/Prefeitura de Santos
O Programa Santos Sustentável tem como objetivo plantar 10 mil novas árvores na cidade ao longo dos próximos quatro anos, buscando combater os efeitos das mudanças climáticas por meio da arborização urbana.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Apenas nos três primeiros meses de 2025, a iniciativa já promoveu o plantio de 2 mil mudas.
Lançado oficialmente na última segunda-feira (17), em comemoração ao Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, celebrado em 16 de março, o programa se destaca como pioneiro na região.
Com o término do projeto, estima-se que Santos contará com cerca de 45 mil árvores na área insular do município. A ação faz parte do Plano Municipal de Arborização e do Plano de Ação Climática de Santos (PACS).
A proposta inclui a criação de corredores verdes para promover a biodiversidade terrestre e avifauna, além de aumentar a área permeável da cidade, facilitando a absorção de água das chuvas.
Plantio em praças e bairros
O programa também contempla o plantio de 500 árvores em calçadas e praças de diversos bairros, conforme o Estudo de Impacto de Vizinhança.
Além disso, estão sendo estudados outros locais estratégicos para a implantação de corredores verdes, como o entorno do Centro Esportivo Rebouças, a Praça Aparecida, a Praça Palmares, o Jardim Botânico e áreas nos morros, com o objetivo de criar “pulmões urbanos” e aumentar a conexão com novas áreas verdes.
Faixa de areia
A prefeitura ressaltou que o programa visa não apenas a criação de corredores verdes e o plantio de árvores em vias públicas, mas também a preservação da vegetação que protege a faixa de areia.
Outras medidas incluem a substituição do piso asfáltico por materiais permeáveis, a instalação de jardins de chuva, a implementação de pomares em escolas municipais e praças públicas, além da já existente mata urbana.
O programa também se compromete a intensificar ações de educação ambiental, incentivar a mobilidade sustentável, promover o planejamento de vias e edifícios verdes, realizar um inventário arbóreo e investir no replantio de áreas degradadas.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.