Cidades do Alto Tietê são beneficiadas com R$ 2,6 milhões pelo Prêmio Excelência Educacional


Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano foram premiadas por alcançar as metas estabelecidas pela avaliação do Saresp. Prêmio é baseado nos resultados do Saresp
Carlos Trinca/EPTV
Sete cidades do Alto Tietê foram reconhecidas no Prêmio Excelência Educacional, que faz parte do programa Alfabetiza Juntos SP, promovido pelo Governo de São Paulo. Juntas, elas receberam mais de R$ 2,6 milhões em premiação.
Os municípios contemplados na região foram Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano (veja tabela abaixo).
Valor do prêmio para cada cidade do Alto Tietê
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O Prêmio Excelência Educacional tem como critério o Índice de Excelência Educacional (IEE), baseado nos resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).
Cada escola tinha uma meta individual, considerando evolução de notas, complexidade da unidade, tamanho, vulnerabilidade social e se integra o regime de ensino em tempo parcial ou integral.
Veja as ações implementadas na educação pelas prefeituras contempladas
Biritiba Mirim
A Prefeitura de Biritiba-Mirim esclareceu que entre as sete escolas que atendem o ensino fundamental, ciclo 1 na rede municipal, uma delas atingiu a meta estabelecia. O trabalho com leitura favoreceu muito para esse resultado.
A administração municipal lembrou ainda que o Saresp é anual e, para buscar novos resultados positivos, afirmou que está dando direcionamento pedagógico para toda rede, bem como buscando formações para o grupo docente.
Ferraz de Vasconcelos
Em Ferraz de Vasconcelos, a Prefeitura afirmou que as medidas adotadas foram pensadas em eixos pedagógicos e administrativos, tais como: contratação de professores efetivos para assegurar que todas as turmas tivessem professores fixos para desenvolvimento das atividades pedagógicas, acompanhamento da assiduidade dos estudantes, busca ativa para os casos de infrequência, acompanhamento a todas as unidades escolares com foco pedagógico, realização de avaliação sistemática de acompanhamento das aprendizagens básicas, formação regular dos professores e gestores focadas na qualificação da prática docente e melhoria da aprendizagem dos estudantes da rede.
Para continuar se destacando, a administração municipal disse que deverá promover a análise dos resultados alcançados por cada unidade escolar, continuidade das ações formativas dos gestores e dos docentes, continuidade das avaliações de percurso, ampliação da equipe de apoio pedagógico, oferta de atividades de recomposição e reforço aos estudantes que apresentarem maiores dificuldades nas aprendizagens e qualificação constante da prática pedagógica dos docentes.
Itaquaquecetuba
A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que implementou uma série de estratégias voltadas à melhoria da qualidade do ensino, como o programa municipal de mentoria in loco, avaliações próprias e curadoria de dados. “Cada escola conta com um técnico mentor, responsável por analisar os dados da unidade e orientar a equipe gestora na recomposição das aprendizagens. Essa análise é baseada nos resultados da avaliação municipal, desenvolvida pelo Centro de Avaliação Municipal de Itaquaquecetuba (CMAEI), e na tabulação dos dados da avaliação do programa de redes municipais.”
De acordo com a Prefeitura, o núcleo pedagógico é responsável por identificar as dificuldades de cada estudante e indicar estratégias pedagógicas para fortalecer o trabalho docente.
A administração acrescentou que a curadoria de dados permite o acompanhamento detalhado, sinalizando aos gestores quais turmas precisam de mais atenção. Entre os indicadores analisados estão a sondagem diagnóstica, a fluência em leitura, a avaliação municipal e a formação continuada dos professores.
“A formação dos professores é uma peça chave nesse processo. Elas são planejadas a partir dos pontos de maior dificuldade dos estudantes, com base nos resultados das avaliações e nas necessidades de cada escola. Para apoiar essa estratégia, a rede conta com a plataforma digital Centro de Registros Educacionais (CRE), que permite aos professores acompanhar a trajetória dos estudantes, incluindo registros individuais, hipóteses de escrita e níveis de leitura e produção textual.”
E destacou que a fluência em leitura também recebe atenção especial nas escolas que organizam espaços e materiais adequados para atender estudantes em diferentes níveis
Outro foco da Prefeitura é a continuidade dos resultados positivos e, por isso, as ações implementadas serão mantidas e aprimoradas, com foco na Avaliação Conectada.
” Essas abordagens buscam dar um significado mais amplo ao processo de avaliação, conectando-o aos princípios de equidade e inclusão. Desta forma, será possível garantir trajetórias educacionais equilibradas para todos os estudantes, oferecendo oportunidades igualitárias de desenvolvimento, além de transformar a Avaliação Conectada em uma ferramenta essencial, não apenas para coleta de dados, como também para a promoção de práticas educacionais mais inclusivas e eficazes. Além disso, haverá continuidade no alinhamento das ações às necessidades individuais dos estudantes e aos objetivos institucionais das escolas.”
Mogi das Cruzes
A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes disse que, para este ano, a nova gestão está retomando e fortalecendo a parceria com o Governo de São Paulo para avançar na qualidade da educação oferecida aos estudantes da rede municipal de ensino.
Junto ao Governo Estadual, a pasta fez a adesão para o uso do Matific e materiais didáticos, além do acesso às formações para professores e gestores e a realização de avaliações.
A pasta afirmou ainda que a equipe do Departamento Pedagógico está desenvolvendo ações com base na recuperação das aprendizagens com destaque para as turmas do 5º ano, avaliação para todos os estudantes, ampliação do processo formativo e acompanhamento das escolas e novos projetos.
Poá
A Prefeitura não respondeu aos questionamentos do g1 até a última atualização desta reportagem.
Salesópolis
Em Salesópolis, a Secretaria Municipal de Educação informou que, no âmbito da parceria junto aos gestores e professores, foi desenvolvido um trabalho colaborativo que visa garantir o aprendizado efetivo dos estudantes. Dentre as ações implementadas, destaca-se o Programa Alfabetiza Juntos SP, que foca na melhoria da aprendizagem dos alunos, propondo práticas pedagógicas que asseguram um percurso contínuo ao longo de todas as etapas da educação básica.
Além disso, as formações para professores oferecidas pela pasta, bem como o compartilhamento de boas práticas educacionais, também foram fundamentais para o sucesso da iniciativa, contribuindo diretamente para os resultados alcançados.
A Prefeitura disse ainda que é essencial continuar promovendo essas ações que garantam o aprendizado dos estudantes e impactem diretamente o cotidiano escolar, além de dar atenção constante às necessidades dos estudantes frente aos desafios diários.
Suzano
A Prefeitura de Suzano afirmou que desde que o programa Alfabetiza Juntos foi implementado na cidade, se se propôs a intensificar o processo de formação dos professores, ampliar a aplicação da avaliação da fluência de leitura, desenvolver uma plataforma digital para estimular a leitura, criar incentivos para escolas com os melhores resultados de alfabetização e avaliar os níveis de proficiência em leitura dos alunos.
Para isso, adotou medidas como a implantação do Sistema Informatizado Municipal de Avaliação na Educação Básica (Simaeb), uma plataforma criada por servidores municipais de carreira para atender às necessidades específicas da rede municipal.
Além disso, entre o início de 2017 e o final de 2024, a cidade registrou a abertura de 4.111 novas vagas para crianças de 0 a 11 anos e contabilizou o acréscimo de 25 novas unidades na infraestrutura de ensino.
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