Dupla é presa tentando furtar monumento histórico de Bartolomeu de Gusmão em Santos


Suspeitos foram detidos pela Guarda Civil Municipal (GCM), no Centro. Objetos foram recolhidos pela Secretaria de Cultura (Secult). Monumento em praça é alvo de vandalismo em Santos, SP
Dois homens, de 55 e 35 anos, foram presos em flagrante ao tentarem furtar adornos de bronze do monumento em homenagem ao padre Bartolomeu de Gusmão, localizado na Praça Ruy Barbosa, no Centro de Santos, no litoral de São Paulo. O custo da restauração será calculado pela Prefeitura de Santos.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O crime ocorreu na madrugada desta segunda-feira (24), quando as câmeras de monitoramento do Controle Operacional (CCO) flagraram a ação e acionaram a Guarda Civil Municipal (GCM).
Ao chegarem no local, os agentes encontraram os suspeitos tentando retirar os adornos do monumento. Conforme a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), eles tentaram fugir, mas foram detidos em flagrante.
Os homens foram levados para a Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Santos, onde a ocorrência foi registrada como tentativa de furto. A perícia foi solicitada e os suspeitos permanecem à disposição da Justiça.
Suspeitos foram detidos ao tentar furtar objetos de monumento na Praça Ruy Barbosa, em Santos
Renato Ramos
Imagens obtidas pelo g1 mostram parte da estrutura do monumento no chão, com uma placa retirada e alguns adornos danificados, como confirmaram moradores.
A Prefeitura de Santos informou que as peças retiradas pelos suspeitos foram recolhidas pela Secretaria de Cultura (Secult), que realizará o estudo técnico e orçamentário para determinar o custo da restauração do monumento.
Não é a primeira vez
A Praça Ruy Barbosa também foi alvo de vandalismo no passado. Em abril de 2015, o monumento foi pichado, e o caso gerou grande repercussão na cidade.
Na época, a Prefeitura de Santos informou que o reparo de monumentos e equipamentos públicos vandalizados custa cerca de R$ 1 milhão anualmente.
Quem é Bartolomeu de Gusmão?
De acordo com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), Bartolomeu de Gusmão nasceu em Santos, em 1685, e faleceu aos 39 anos, no dia 18 de novembro de 1724, em Toledo, na Espanha.
Reconhecido como inventor, Gusmão foi o criador de um balão que subia e deslizava pelo ar utilizando calor — um invento que mais de um século depois seria aperfeiçoado por Alberto Santos Dumont, outro grande nome da invenção brasileira.
Sua morte, conforme o Mast, foi resultado de uma exaustiva fuga a pé, desde Portugal, para escapar das perseguições da Inquisição Católica.
Mesmo sem provas, pessoas acusadas de praticar magia, bruxaria ou de terem pouca fé eram submetidas a cruéis torturas, culminando em execuções, como na fogueira ou na guilhotina.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.