Motoristas pedem melhorias em ponte sobre o Rio Grande entre Colômbia, SP, e Planura, MG


Na última quinta-feira (20), caminhão bitrem carregado com óleo vegetal despencou após ser atingido por carro na contramão. Defesa Civil de SP diz que há estudo para nova estrutura. Acidente em ponte entre Colômbia e Planura chama a atenção para problemas estruturais
Inaugurada há 70 anos, a ponte Gumercindo Penteado, que passa sobre o Rio Grande e liga Colômbia (SP) a Planura (MG), na divisa dos estados, coleciona uma série de problemas ao longo dos últimos anos.
Por ser usada principalmente pelo transporte rodoviário de cargas, o fluxo de veículos é intenso no trecho de pista simples e é comum o registro de acidentes, segundo motoristas.
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Batidas
Nesta semana, dois acidentes foram registrados na estrutura. O mais grave aconteceu na quinta-feira (20), quando um carro e um caminhão bitrem carregado com óleo vegetal bateram.
Segundo a Polícia Militar, o carro teria entrado na contramão e batido no caminhão que, por sua vez, arrebentou a defensa de concreto e foi parar dentro do rio.
Os dois motoristas sofreram ferimentos leves e foram levados a um hospital em Planura.
Caminhão despencou da ponte Gumercindo Penteado, entre Colômbia (SP) e Planura (MG), e foi parar no Rio Grande
Cacá Trovó/EPTV
Com a destruição do guarda-corpo, a passagem de pedestres foi bloqueada de um lado da ponte.
“Com esse acidente, novamente a passarela, que é o local dos pedestres, dos ciclistas, que utilizam para transitar de um lado para o outro, foi prejudicada”, diz Maria Ignácia Macedo Freitas, coordenadora da Defesa Civil de Colômbia.
Por causa do risco de contaminação do óleo transportado pelo caminhão, a Prefeitura de Planura chegou a suspender a captação da água do Rio Grande e passou a abastecer imóveis com auxílio de caminhões pipa.
Carreta caiu dentro do Rio Grande após colisão com carro em ponta que liga Colômbia (SP) a Planura (MG)
Samuel da Silva/ Portal Notícias Colômbia
Obras e nova ponte
Em 2023, a ponte quase foi interditada por causa da cheia do rio. Na mesma época, começaram as reclamações de problemas estruturais, por isso o local foi reformado em abril de 2024.
Por ser uma ponte de responsabilidade do governo federal, a obra ficou a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Foram feitas a troca dos rolamentos e a substituição das juntas de dilatação.
Segundo a coordenadora da Defesa Civil, o trabalho era necessário, mas uma estrutura mais moderna pode reduzir o risco de acidentes.
“Conseguimos através de muito esforço, com uma atuação conjunta do Ministério Público Federal e demais empresas, está sendo elaborado um estudo de impacto para a construção de uma nova ponte. Por que precisa ser feito esse estudo? Porque vai elevar o nível da água. A ponte atual foi construída em 1954, e a hidrelétrica foi construída depois. Consequentemente, essa ponte ficou dentro da cota de inundação. Se for feita uma nova ponte com mais segurança, a gente pode evitar esses acidentes”, afirma.
A EPTV, afiliada da TV Globo, entrou em contato com o Dnit para saber quanto tempo deve levar a conclusão desse estudo, mas o órgão não comentou o assunto até a publicação desta matéria.
Ponte Gumercindo Penteado, que passa sobre o Rio Grande e liga Colômbia (SP) a Planura (MG), na divisa dos estados
Cacá Trovó/EPTV
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Por ser usada principalmente pelo transporte rodoviário de cargas, o fluxo de veículos é né de pista simples e é comum o registro de acidentes, segundo motoristas.
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