Bebê de 23 dias engasga e é salva por policias militares em Ibaté


Caso aconteceu no Jardim Icaraí na manhã deste sábado. PMs realizaram a manobra de Heimlich, e recém-nascida voltou a respirar. Bebê de 23 dias engasga e é salva por PMs em Ibaté (SP)
Polícia Militar
Uma bebê de 23 dias foi salva por policiais militares após engasgar, em Ibaté (SP), neste sábado (15). O caso aconteceu no Jardim Icaraí durante a manhã.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
A Polícia Militar foi chamada e, ao chegar ao local, encontrou a recém-nascida Débora com o rosto avermelhado e expelindo líquido pela boca. A mãe, Natália Rodrigues, estava desesperada.
Rapidamente, a equipe realizou a manobra de Heimlich, procedimento de primeiros socorros para casos de asfixia causada por obstrução das vias respiratórias, e a criança voltou a respirar.
A bebê foi levada ao Hospital de Ibaté onde recebeu atendimento médico e permaneceu sob observação médica. A situação foi controlada e a criança passa bem.
LEIA TAMBÉM:
ASSALTO: Suspeito de roubo tenta se esconder em escola e acaba morto após troca de tiros com a PM
ATROPELAMENTO: Corpo de homem é encontrado na área rural de São Carlos
‘MILAGRE’: Jovem leva 25 pontos no pescoço após linha com cerol ficar a um milímetro da veia jugular
Veja como realizar a Manobra de Heimlich:
📌 Técnica para bebês menores de um ano:
A criança vai ficar roxa, chorar fraco ou não chora e vai ficando molinha.
Não abrir a boca do bebê e tentar retirar o objeto enfiando o dedo dentro da garganta. O objeto deve ser retirado somente se estiver visível.
Ligar para o Samu ou para os bombeiros e até a chegada do socorro iniciar a Manobra de Heimlich. Primeiro colocar o bebê sobre o antebraço ou coxa de cabeça para baixo e aplicar cinco golpes nas costas de maneira firme para que consiga empurrar o corpo estranho que ela engoliu.
Virar a criança e, se o objeto se tornou visível, retirá-lo com os dedos.
Se o objeto não estiver visível ou a criança continuar com dificuldades para respirar, fazer cinco compressões torácicas colocando dois dedos na linha entre os mamilos e empurrando contra o tórax da criança.
Repita o ciclo de golpes nas costas e compressões torácicas mais uma vez.
Se a criança não se recuperar, ela pode estar tendo uma parada cardiorespiratória e fazer a reanimação caso tenha treinamento para o procedimento. Uma forma simplificada de fazer o procedimento é ir apertando dois dedos contra o tórax do bebê.
Manobra de Heimlich é indicada para salvar bebês engasgados
Reprodução/EPTV
📌 Técnica para crianças e adultos:
Se colocar atrás da pessoa que está engasgada e a abrace por trás – se for criança pequena, ajoelhe atrás dela.
Una e prenda as duas mães acima do umbigo. Uma mão permanece fechada e a outra pressiona, comprimindo o abdômen com força por cinco vezes. O objetivo é comprimir o diafragma para ajudar a criança a expelir o corpo estranho – essa manobra é chamada de “abraço da vida”.
Assim como ocorre com os bebês, se após a primeira tentativa a pessoa continuar engasgada, acione ajuda especializada.
Manobra de Heimlich
Reprodução
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.