Aranha-de-prata é espécie inofensiva que chama atenção em jardins


Presente em praticamente toda a América, aracnídeo pode ser encontrado em áreas verdes de ambientes urbanos. Aranha-de-prata chama atenção pela aparência e por construir teia orbicular
Ananda Porto/TG
Se você está atento às vidas miúdas e quase invisíveis que existem nos jardins, certamente já encontrou por entre alguma planta uma teia bem redondinha, geometricamente perfeita. E se reparou bem, muito provavelmente no meio dela, estava a artesã dessa obra da natureza: a aranha-de-prata, como são chamadas popularmente as espécies do gênero Argiope.
Para quem não está acostumado a ‘conviver’ com a vida selvagem, encontrar esse aracnídeo por perto pode parecer preocupante em um primeiro momento, mas não há motivo algum para ter medo. A espécie é inofensiva e considerada uma grande aliada dos nossos quintais.
“Elas são completamente inofensivas, são perigosas apenas para os mosquitos. Tê-las por perto é algo positivo, pois elas fazem o controle natural dos insetos. Se ela está em seu jardim significa que o ecossistema natural está funcionando”, comenta o biólogo Alexandre Michelotto.
Aracnídeo é considerado aliado por controlar população de insetos
Ananda Porto/TG
Esses aracnídeos têm ampla distribuição pelas Américas, podem ser encontrados dos Estados Unidos ao Chile e Argentina. No Brasil, existem seis espécies diferentes da aranha-de-prata, ou aranha-de-jardim, como também é conhecida. Uma curiosidade é que uma delas foi nomeada em homenagem à banda Legião Urbana: a Argiope legionis. No mundo todo, as Argiopes possuem cerca de 89 representantes.
Se você encontrar uma aranha-de-prata pelo caminho, pare para admirar, pois existem muitos fatores interessantes para se analisar sobre ela, como por exemplo, a forma que ela se posiciona na teia. Ela une as patas aos pares e o corpo fica em formato de ‘x’. Além disso, a coloração e o corpo do aracnídeo chamam atenção, por possuírem uma variação contrastante entre creme, laranja, preto, branco e prata.
O colorido dela pode lhe causar um questionamento: Afinal, por que o nome “aranha-de-prata”? “O corpo dela reflete um brilho prateado por causa da cristalização dos acúmulos de guanina, a excreta das aranhas”, explica Michelotto.
Stabilimentum é estrutura esbranquiçada em meio a teia
Ananda Porto/TG
Além da beleza e da geometria da teia, existem outras características dessas aranhas que se destacam, como o fato da fêmea ser bem maior do que o macho. O processo reprodutivo também chama a atenção. “Os machos são cerca de oito vezes menores do que as fêmeas. A reprodução da espécie ocorre com o macho inseminando a fêmea com auxílio dos pedipalpos, que são como se fossem as mãos das aranhas, e que em machos adultos do grupo, se tornam órgãos copuladores”, explica o especialista em aracnídeos.
Um outro comportamento da espécie é produzir uma estrutura na teia, chamada de “stabilimentum”, que parece uma decoração. Até hoje não se sabe a verdadeira função dessa construção esbranquiçada.
“Existem várias especulações sobre o que é de fato. Essa estrutura reflete luz ultravioleta, possivelmente para atrair insetos. Pode servir para fazer com que a aranha tenha um tamanho maior, e há também quem diga que é uma maneira de imitar cocô de passarinho, evitando que ela seja predada por aves.”, comenta Alexandre.
Aranha-de-prata fica posicionado no centro da teia e em formato de “x”
Ananda Porto/TG
Se antes os registros das aranhas-de-prata eram isolados, em casas, parques e quintais, hoje eles estão cada vez mais presentes e são compartilhados em plataformas de ciência cidadã como iNaturalist e Biofaces, por exemplo.
Em meados de 2023, a espécie foi destaque em redes sociais por campanhas em condomínios para conscientização dos moradores, reforçando que ela está presente em jardins, é inofensiva para nós e merece respeito, não devendo ser morta.
Conhecer a natureza é ainda a melhor forma de viver em harmonia com ela. Seja você fã ou não de aranhas, fato é que ter uma aranha-de-prata por perto é algo muito bom.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.