
Cidade também tem datas que comemoram outras profissões, causas, religiões, entre outras temáticas. Campinas tem datas comemorativas que homenageiam pilotos de drone e John Kennedy
Érico Andrade/g1 e Getty Imagens/BBC
Em Campinas (SP), o calendário não é apenas uma contagem regressiva para os feriados convencionais. Com 665 datas oficiais em vigência, a metrópole soma comemorações que vão além do tradicional Dia das Mães ou do Mês das Crianças.
No dia 29 de maio, por exemplo, é celebrada a memória do ex-presidente norte-americano John Kennedy. Já em 20 de junho a homenagem é aos Pilotos de Drone. Há, ainda, datas que comemoram outras profissões, causas, religiões, entre diversas temáticas (veja a tabela completa abaixo).
De acordo com uma apuração realizada pelo g1, a grande maioria das datas foi criada por vereadores. Segundo especialistas, essa é uma prática comum, mas que requer atenção dos eleitores – especialmente em anos de Eleições Municipais.
(Para conferir o levantamento completo e a análise de especialistas sobre o assunto, clique aqui).
Temas variados
Para essa análise, o g1 Campinas separou as datas comemorativas em categorias, levando em consideração as temáticas de cada uma. As celebrações que envolvem assuntos ligados à educação ou causas, além de homenagens a profissões, são as mais recorrentes. Veja abaixo:
cidade (relacionadas ao próprio município, como o aniversário de um bairro ou distrito): 10
cultura (sobre manifestações culturais, étnicas e nacionalidades): 39
educação e causas: 186
esportes: 24
eventos (atividades promovidas pelo município e que ocorrem todos os anos): 77
história e personalidades: 21
profissões, carreiras e hobbies: 131
religiosos e filosóficos: 49
saúde: 128
Confira na tabela a seguir a relação de todas as datas comemorativas vigentes em Campinas até maio de 2024. É possível navegar por página ou pela barra de pesquisa digitando o mês, a temática, o autor ou a comemoração.
Nos casos em que o campo ‘autor’ está em branco, a informação não foi localizada – isso ocorre especialmente nas celebrações mais antigas, cujo projeto de lei não está disponível no site da Câmara Municipal. Mais abaixo, veja alguns destaques.
Confira as datas comemorativas municipais de Campinas
Profissões, carreiras e hobbies
Drone gigante utilizado na agricultura de precisão está exposto na Agrishow 2024 em Ribeirão Preto, SP
Érico Andrade/g1
Entre profissões, carreiras e hobbies, um passeio pela história. Há datas que vão desde o Dia do Garção, que é celebrado em 11 de agosto e leva a grafia antiga da profissão de servir as mesas, até o Dia do Piloto de Drone, em 20 de junho. Enquanto a primeira foi criada nos anos 1970, a segunda foi sancionada só em 2024.
No texto, o vereador Edvaldo Cabelo (PL) justifica a intenção de celebrar novas profissões, neste caso, com o objetivo de “valorizar e reconhecer a importância desse profissional, que atua nas mais diversas áreas”. Ele também é criador do Dia do Drone da Escola, que busca “levar as crianças a uma imersão no universo dos drones”.
A cidade também tem nessa categoria os dias do Detetive Particular, do Gatebolista – praticantes de gateball, esporte de taco semelhante ao croquet – e o do Telecartofilista – colecionadores de cartões telefônicos.
História e personalidades
Presidente John Kennedy assina ordem de bloqueio naval a Cuba em outubro de 1962, em meio à crise dos mísseis
AFP
Dois anos após a morte do presidente norte-americano John Fitzgerald Kennedy, Campinas (SP) ganhou um dia em sua homenagem. A comemoração é em 29 de maio, data de seu nascimento, e propõe que, neste dia, as escolas do município desenvolvam atividades sobre ele.
Há ainda o Dia Valeu Senna, comemorado em 1º de maio como homenagem ao piloto brasileiro, e a Semana Adoniran Barbosa, em memória ao compositor nascido em Valinhos (SP) quando a cidade era um distrito da metrópole.
Religiosos e filosóficos
Pessoas de costas orando na Marcha para Jesus, em SP
g1/ Fábio Tito
Existem na cidade celebrações pelo Dia da Umbanda, do Livro Espírita e de movimentos como o Soka Gakkai e o Seicho-no-ie, além de muitas outras relacionadas a ordens maçônicas, como o Dia do Demoley e do Arco-Íris para Meninas – dedicada às adolescentes.
No entanto, as datas cristãs são maioria, sejam elas católicas ou de viés protestante. No dia 31 de outubro, por exemplo, é comemorado o Dia do Senhor Jesus, Só o Senhor é Deus, criado pelo ex-vereador Antônio Flores em novembro de 2007.
No projeto de lei que estabeleceu a comemoração, ele detalhou o objetivo de relembrar a reforma de Martinho Lutero, além de “enaltecer e etronizar o Senhor Jesus como Senhor desta Cidade, conforme a doutrina cristã baseada na palavra de Deus no livro Êxodo 20 e I Reis 18:39”.
Outros
Desde que a primeira data comemorativa foi sancionada, em 1950, para celebrar o Dia do Município, os vereadores e a administração municipal também criaram centenas de celebrações em prol de causas da saúde e da educação.
Algumas, inclusive, chamam atenção para temas de pouco conhecimento público, como a conscientização sobre a Síndrome de Moebius – um distúrbio raro que afeta os nervos do crânio – e o Outubro Rosa Pet.
Apuração
Para a apuração, a reportagem consultou a Biblioteca Jurídica da Prefeitura de Campinas (consulte clicando aqui), que reúne as datas comemorativas de cada mês.
Cada uma foi estabelecida por lei ou decreto. Os textos revogados não foram considerados e, dessa forma, o balanço inclui apenas as datas que seguiam vigentes até o início de maio de 2024.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.