São Valentim x Dia dos Namorados: entenda por que comemorações acontecem em datas diferentes

Brasileiros celebram data romântica em 12 de junho, enquanto as comemorações o redor do mundo, em geral, costumam ser em 14 de fevereiro, dia dedicado a São Valentim. Veja como o Dia dos Namorados foi criado
Enquanto que o Brasil celebra o Dia dos Namorados em 12 de junho, boa parte do mundo, sobretudo no hemisfério norte, comemora a data mais romântica do ano em 14 de fevereiro, Dia de São Valentim.
Antes de mais nada, vamos marcar aqui três datas:
🗓️ 14 de fevereiro: Dia de São Valentim e data que é consenso em boa parte do mundo como o dia dos namorados, principalmente no hemisfério norte.
🗓️ 12 de junho: oficialmente é o Dia dos Namorados no Brasil (mas, atenção: é uma data simbólica e não é considerada feriado).
🗓️ 13 de junho: Dia de Santo Antônio que, segundo a igreja católica, é o santo casamenteiro.
❤️ E por que as divergências? Bem, essa é um pergunta que não tem uma resposta exata. Envolve culturas, lendas e tradições regionais.
💌 São Valentim
Das histórias que cerceiam o Dia de São Valentim como o Dia dos namorados, uma das mais famosas diz que ele foi um padre em Roma condenado à morte por desobedecer o imperador Cláudio II.
Segundo contam, o imperador proibiu casamentos por acreditar que homens casados se tornavam piores soldados. Mas Valentim, discordando do imperador, seguiu organizando cerimônias em segredo.
Então, quando o imperador descobriu isso, ele imediatamente determinou que o padre fosse preso e condenado à morte. Mas, segundo a história, na prisão Valentim se apaixonou pela filha de um carcereiro. E no dia do cumprimento da sentença de morte, enviou uma carta de amor para ela assinando “do seu Valentim.”
Daí teria se originado a prática até hoje cultuada de enviar cartões para pessoa amada no dia 14 de fevereiro. Dois séculos depois, data passou a ser efetivamente comemorada quando o papa Gelásio instituiu o Dia de São Valentim.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
🎁 12 de junho no Brasil
No Brasil, o Dia dos namorados em 12 de junho surgiu em 1948 a partir de uma necessidade comercial. O idealizador foi o publicitário João Dória, pai do ex-governador de São Paulo João Doria Jr.
Na época, ele havia sido contratado por uma loja que desejava melhorar o resultado das vendas em junho, segundo a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP).
Inspirado no Dia das Mães, ele resolveu instituir uma outra data para a troca de presente e, assim, aquecer o comércio em uma época considerada fria. E escolheu o dia 12, porque era véspera do dia de Santo Antônio (o que nos leva à terceira parte desta explicação…).
⛪ Dia de Santo Antônio
Também chamado de Santo Antônio de Lisboa por causa da cidade portuguesa onde ele nasceu em 1195, o santo tem uma ligação particular com a igreja no Brasil, onde três arquidioceses e 11 dioceses o tomam como padroeiro ou titular, segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Sua data é comemorada em 13 de junho, na esteira dos santos celebrados nas festas juninas, que comemoram também São João, em 24 de junho, e São Pedro, em 29 de junho.
Santo Antônio ganhou a fama de ser casamenteiro porque, em certa ocasião, segundo a igreja católica, teria intercedido por uma jovem de Nápoles, no sul da Itália, que queria se casar, mas não tinha o valor do dote, como explicou o Padre Elílio de Faria Matos Júnior, da Arquidiocese de Juiz de Fora (MG).
LEIA TAMBÉM
‘Não estava em busca de amor, ele só apareceu’, diz idosa de 80 anos que conheceu namorado na universidade
Festa de Santo Antônio termina nesta quinta-feira em Mogi das Cruzes
Assista a mais notícias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.