Com união entre música brasileira e docência, professores realizam show ‘Violas&Violões’ com a participação de alunos de todas as idades, em Presidente Prudente


Repertório conta com sucessos como ‘Lágrima’, ‘Blackbird’ e ‘Luar do Sertão’. ‘Violas&Violões’ conta com participação de alunos de todas as idades, em Presidente Prudente (SP)
@hrbispo
Com a união entre o “profundo amor” que sentem pela música brasileira e pela docência, os professores Anderson Chizzolini e Haroldo Lobo realizam o primeiro espetáculo “Violas&Violões”, com a participação de alunos de todas as idades, nesta sexta-feira (21), às 19h30, na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo, localizada no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente (SP). A entrada é gratuita.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Neste encontro da música instrumental para violão com a tradição da viola caipira, os professores compartilham que a ideia surgiu quando Chizzolini esteve no show “Brasil Profundo”, de Arnaldo Freitas, e assistiu à abertura feita pelo grupo de violeiros do Projeto Guri de Caiabu (SP), orquestrada por Lobo.
“No mesmo dia, ele convidou a Viola Caipira do Guri de Caiabu para fazer uma apresentação em conjunto com a Camerata de Violões do conservatório municipal [Escola Municipal de Artes Jupyra Cunha Marcondes, em Presidente Prudente]. A inspiração surgiu a partir de um profundo amor que temos pela música brasileira e pela docência em música”, explicou Lobo ao g1.
“Então, surgiu a ideia do primeiro Violas&Violões, no qual dois grupos de crianças e jovens vão interagir num espetáculo musical inédito. Estamos fazendo isso com muito carinho para valorizar e empoderar nossas alunas e alunos, formar público e plateia, além de colaborar com a preservação cultural musical”, completou.
Anderson Chizzolini é o professor idealizador do Projeto Camerata de Violões, em Presidente Prudente (SP)
Larissa Maria Chizzolini Alves
Transmitir emoção e beleza 🎶
Composto por mais de dez musicistas, entre 13 e 45 anos, o espetáculo, além de contemplar diferentes repertórios, também pretende, através das canções, levar o público a reviver momentos, ativar memórias afetivas e sair do espetáculo “mais leve, alegre e com o gosto de ‘quero mais’”, afirmou Lobo.
“Esperamos que as memórias construídas com as músicas do repertório possam comunicar a emoção e beleza ao público que vier prestigiar”, pontuou Chizzolini.
O violonista também explica que a apresentação é uma forma de cultivar a música ao vivo, incentivar o hábito de sair de casa para ouvir os instrumentos e sentir emoções.
Assim, a união da Camerata com o Guri é uma maneira de “promover a interação entre musicistas de viola e violão de lugares e idades diferentes”.
“A importância desse encontro é muito grande e vai muito além dos aspectos pedagógicos de estudos intensivos e de motivação. É um momento de real protagonismo, de formação artística na cidade e região e integração entre os grupos com diferentes repertórios. Sentimos que o maior destaque mesmo é a valorização de nossas alunas e alunos”, disse Lobo ao completar a fala de Chizzolini ao g1.
“O evento também vai mostrar que, mesmo com poucos recursos, podemos fazer encontros como esse, que será incrível e que, certamente, vai marcar a vida dos jovens, de suas famílias e do público presente”, continuou o violeiro.
Haroldo Lobo dá aulas de viola caipira para o Projeto Guri, em Caiabu (SP)
@hrbispo
Repertório 🎼
Ao g1, os professores descreveram a moda de viola como a história de um povo e que não há outra maneira de a caracterizar senão como “a nossa vida”.
“Nossa região, na verdade, nosso Estado é um Estado caipira. Tivemos grandes nomes da música sertaneja raiz em nossa região, como as Irmãs Galvão, Dino Franco, Jacó & Jacozinho, Tião Carreiro, Helena Meireles, Pedro & Paulo, dentre uma infinidade de outros nomes. Então, continuam fortes em nossa região essa música e tradições”, ressaltou Lobo.
Por isso, o repertório da apresentação é eclético, que varia entre clássicos, músicas latinas e brasileiras.
“O público vai ouvir desde Beatles, Tárrega, até Tonico & Tinoco e Tião Carreiro”, afirmou o violeiro.
‘Violas&Violões’ conta com participação de alunos de todas as idades, em Presidente Prudente (SP)
@hrbispo
Os professores adiantaram algumas músicas que estarão na setlist da apresentação:
Camerata de Violões
“Lágrima”, de Francisco Tárrega;
“Mulher Rendeira”, de Luiz Gonzaga;
“Juazeiro”, de Luiz Gonzaga;
“Punteada Okara”, de Enrique Coeffier;
“Blackbird”, de Paul McCarteney e John Lennon;
“Bola de Meia, Bola de Gude”, de Milton Nascimento e Fernando Brant; e
“La Camerata”, de Anderson Chizzolini.
Projeto Guri
“Tristeza do Jeca”, de Angelino de Oliveira;
“Cana Verde”, de Tonico & Tinoco;
“Cuitelinho”, de Paulo Vanzolini;
“Chico Mineiro”, de Tonico & Tinoco;
“Menino da Porteira”, de Teddy Vieira;
“Pau Brasil”, de Francis Hime; e
“Pout-pourri de Pagodes”, de Lucas Reis & Thácio.
Ao final das apresentações, os dois grupos tocarão, em conjunto, “Luar do Sertão”, de João Pernambuco.
“O público vai ficar chocado! São crianças e jovens tocando com emoção um repertório que, por si só, emociona a todos, incluindo músicas instrumentais que nunca foram apresentadas em grupo e agora o público vai poder ver ao vivo. Teremos também um número especial de duas meninas tocando juntas na mesma viola! Vai ser demais!”, finalizou Lobo ao g1.
‘Violas&Violões’ conta com participação de alunos de todas as idades, em Presidente Prudente (SP)
@hrbispo
Serviço 🎵
A apresentação é livre para todos os públicos e, para acompanhá-la, basta chegar com meia hora de antecedência, ou seja, às 19h, na Sala de Cinema do Centro Cultural Matarazzo. O espetáculo terá início às 19h30.
O Centro Cultural Matarazzo fica localizado na Rua Quintino Bocaiúva, 749, na Vila Marcondes, em Presidente Prudente.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.