
Iniciativa faz parte do plano de recuperação estrutural dos 12 canais de Santos (SP). Segundo a prefeitura, o programa tem investimento de R$ 11 milhões. Projeto da Prefeitura de Santos, SP, propões modernização e recuperação estrutural e ambiental dos canais que compõem o sistema de drenagem.
Divulgação/Prefeitura de Santos
A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, iniciou um projeto-piloto de modernização e recuperação estrutural e ambiental dos 12 canais que compõem o sistema de drenagem da cidade. Trata-se do programa Procanais, que receberá investimentos de R$ 11 milhões.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp
O município divulgou o plano na quinta-feira (15). Segundo a administração municipal, as ações contemplam o reforço de taludes, recuperação de comportas e instalação de sensores para monitoramento hídrico.
As melhorias serão realizadas pela Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref), com recursos do Fundo Municipal de Saneamento Básico e Ambiental (FMSBA).
De acordo com a prefeitura, a ação está em andamento desde abril no canal 2 (Av. Bernardino de Campos), próximo à confluência com a Rua Joaquim Távora. Agora, a iniciativa acontecerá também nos outros canais da cidade (veja abaixo).
Após a conclusão dos detalhes do projeto, o plano será encaminhado ao Departamento de Licitações e Suprimentos, da Secretaria Municipal de Finanças e Gestão (Sefin) para aprovação, e posteriormente enviado à Procuradoria do Município. A expectativa é que seja oficializado no mês de setembro.
Projeto
Realizado pela Sepref, o programa será executado em duas grandes fases: a primeira, já iniciada em 2025, prevê diagnósticos técnicos e intervenções emergenciais, como reparo nos taludes.
A segunda fase está prevista para 2026, com finalização em 2028, e é voltada à reurbanização. Por isso, inclui iniciativas como paisagismo sustentável e educação cidadã, com a implantação do circuito turístico e educativo ‘Caminhos de Saturnino’, além de painéis informativos, áreas verdes e mobiliários urbanos sustentáveis.
Antes e depois dos serviços de recuperação do canal 2, em Santos, SP.
Divulgação/Prefeitura de Santos
Sustentabilidade
O investimento cumpre as diretrizes da Lei nº 4.525/2024 e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com destaque para as metas 6, de Água e Saneamento, 11, de Cidades Sustentáveis e 13, de Ação Climática.
Conforme nota da prefeitura, a iniciativa incorpora princípios de Soluções Baseadas na Natureza (SbN), buscando utilizar técnicas e materiais ambientalmente responsáveis, com respeito à dinâmica natural do território e incentivos à participação popular nas ações de cuidado e preservação dos canais.
Iniciativas
Além das melhorias estruturais, a proposta inclui atividades em escolas, QR codes com informações históricas e ambientais nos canais, e um programa batizado de ‘Canal Vivo’, com exposições e mutirões de limpeza nos bairros.
Problemas
A prefeitura explicou também que atualmente os canais apresentam trincas, rachaduras, solapamentos e assoreamentos, fatores que comprometem o escoamento da água, a segurança da população e a eficiência hidráulica.
Canais centenários
O sistema de canais foi criado por Saturnino de Brito no início do século 20 com o objetivo de prevenir alagamentos, doenças e organizar o crescimento urbano. Mais de um século depois, o Procanais buscará promover a impermeabilização do solo e reduzir os impactos dos eventos climáticos extremos.
Segundo o secretário das Prefeituras Regionais, Rivaldo Santos, por meio de nota divulgada pela prefeitura, a cidade deve se preparar para os efeitos das mudanças climáticas, como o aumento das chuvas intensas e o crescimento urbano, reforçando sua vocação como cidade sustentável.
“É um projeto que alia tecnologia, urbanismo, história e cidadania. O Procanais é uma resposta moderna, integrada e sensível ao que a cidade precisa”, concluiu o titular da pasta ainda segundo a nota da prefeitura.
A lista de 12 canais projetados por Saturnino de Brito em Santos inclui:
Canal 1 (Av. Senador Pinheiro Machado)
Canal 2 (Av. Bernardino de Campos)
Canal 3 (Av. Washington Luiz)
Canal 4 (Av. Siqueira Campos)
Canal 5 (Av. Almirante Cochrane
Canal 6 (Av. Coronel Joaquim Montenegro)
Canal 7 (Av. General San Martin)
Rua Moura Ribeiro (Marapé)
Rua Barão de Penedo (José Menino)
Rua Brás Cubas (Centro)
Avenida Francisco Manoel (próximo à Santa Casa)
Avenida Jovino de Melo (Zona Noroeste).
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos