Fórum ‘Observai’ de Educação Ambiental é destaque na maior feira de observação de aves da América Latina


No Mato Grosso do Sul, pescadores se reúnem na beira do Rio Paraná em busca de tucunarés. Luciano explicou na palestra como a observação de aves pode ser uma maneira acessível e envolvente de ensinar sobre a biodiversidade
João Bertuzzo/TG
Reunir pessoas para falar de educação ambiental já é, por si só, um ato de esperança. Mas fazer disso um fórum, dentro de um dos maiores encontros de observadores de aves do Brasil, é também um gesto de compromisso com as futuras gerações.
Foi assim que nasceu o “Observai”, o 1º Fórum de Educação Ambiental realizado durante o Avistar. No programa deste sábado (24) todos os detalhes de como foram os dias de Fórum.
A iniciativa pioneira plantou sementes de transformação ao reunir educadores, especialistas, ambientalistas e sonhadores em torno de uma certeza: a natureza precisa voltar a habitar nossas escolas.
Os três observadores mirins compartilharam suas experiências como amantes da natureza e sobre sua paixão por aves
Larissa Fortunato/TG
Na aventura de pesca dessa semana, a equipe do Terra do Gente acompanha uma excursão Campinas, no interior de São Paulo, até Bataguassu, no Mato Grosso do Sul. Foram mais de 600 quilômetros e 10 horas de viagem, até chegar na barranca do Rio Paraná.
Na Hora do Rancho, a apresentadora Nicolle Januzzi traz uma receita gravada em Elias Fausto (SP): caldo de quenga. O prato é preparado pelo chef de cozinha Giovani Ferreira Fidelis.
Fórum “Observai”
Consegue imaginar um espaço onde a natureza entra na sala de aula, e onde a educação se torna uma ferramenta poderosa para transformar o futuro do planeta?
Roda de conversa entre educadores ambientais abordou a pergunta: “Como está a presença da Educação Ambiental em nossas escolas?”
João Bertuzzo/TG
Foi a partir desta ideia que surgiu o ‘Observai’, um fórum inédito de Educação Ambiental, realizado durante o Avistar Brasil, em São Paulo, nos dias 16,17 e 18 de maio, pela equipe do Terra da Gente.
Com vinte palestras e uma programação intensa, o ‘Observai’ mostrou que é possível unir educação e natureza, na formação de cidadãos mais conscientes e engajados com as causas ambientais.
Pescaria em Bataguassu
Na divisa entre os estados Mato Grosso do Sul e São Paulo, no município de Bataguassu, a equipe do Terra do Gente acompanha uma aventura de pesca no Rio Paraná.
Grupo de pescadores se reúne para pescaria no rio Paraná, em Bataguassu (MS)
Arquivo pessoal
Bataguassu fica localizada às margens do reservatório de Porto Primavera. A represa foi formada no final dos anos de 1990, aumentando o represamento do Rio Paraná em nove vezes. Ali uma espécie invasora atrai pescadores esportivos.
Caldo de quenga
No quadro ‘Hora do Rancho’ deste sábado (22), destaque para o preparo de ‘caldo de quenga’ no fogão a lenha. O nome faz referência à maneira como as galinhas e frangos são chamados no norte de Minas Gerais, de onde surgiu a receita.
Hora do Rancho: aprenda a preparar caldo de quenga
Ricardo Custódio/TG
O Terra da Gente vai ao ar todos os sábados na EPTV, afiliada da TV Globo. Neste sábado, a exibição está prevista para às 14h30. Para telespectadores fora das regiões de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Sul de Minas, o programa está disponível gratuitamente no Globoplay após a exibição na TV.
*Texto sob supervisão de Lizzy Martins
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente
Adicionar aos favoritos o Link permanente.