Após licitação anulada e incêndio, secretário promete limpeza mais rápida em ecoponto de Piracicaba


Em março, Justiça barrou concorrência para coletar e destinação de resíduos. Neste domingo (18), incêndio atingiu ecoponto do Jardim Oriente e secretário disse que convocará reunião. Incêndio no ecoponto do Jardim Oriente, em Piracicaba, neste domingo (18)
Edijan Del Santo/EPTV
Após um novo incêndio atingir o ecoponto do Jardim Oriente, em Piracicaba (SP), neste domingo (18), o secretário municipal de Obras, Luciano Celêncio, prometeu que vai intensificar a retirada de resíduos do espaço. O chefe da pasta afirmou que vai convocar uma reunião com equipes para discutir o assunto para esta segunda-feira (19).
No local, a equipe da EPTV, afiliada da TV Globo, flagrou novamente montanhas de entulhos e outros materiais acumulados. A situação também já tinha sido registrada em janeiro deste ano.
Aposta para resolver o problema, uma licitação para coleta e destinação final dos resíduos dos sete ecopontos da cidade foi anulada pela Justiça, em març, por fazer exigências às concorrentes que foram consideradas irregulares.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Incêndio atinge ecoponto e mobiliza Corpo de Bombeiros em Piracicaba
“A demanda [depósito de resíduos no local] tá sendo muito grande. Nós vamos ter que fazer uma reunião de alinhamento pra poder fortalecer essa questão de dinâmica de retirada desse material pra que não aconteça mais essas situações […] Vamos fazer uma reunião já na segunda-feira com as equipes tanto da parte que toma conta do ecoponto como nossa gerência de resíduos pra que isso seja feito imediatamente”, afirmou Celêncio neste domingo.
Segundo o chefe da pasta, o espaço passou por uma limpeza no início do ano.
“Fomos entendendo a dinâmica pela nossa nova gestão de como funcionam esses ecopontos. Hoje, nós temos sete ecopontos na cidade. A gente vê que tem alguns que estão em perfeito estado, quantidades corretas, separação correta. Aqui, no ponto específico do [Jardim] Oriente, a vazão é muita. Então, nós temos que dar atenção a esse ponto. Isso é uma situação que a gente está enfrentando agora e temos que combatê-la”, finalizou.
Incêndio mobiliza bombeiros de Piracicaba em ecoponto do Jardim Oriente
Edijan Del Santo/EPTV
‘Situação precária’
Em resposta a um requerimento da Câmara Municipal, no último dia 6 de maio, Celêncio afirmou que “a Secretária Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos tem ciência da situação precária dos ecopontos deixada pela gestão anterior”.
Na resposta, o chefe da pasta também informa que existe uma licitação em andamento para credenciamento de empresas para receber resíduos de construção civil e madeira, gerados na cidade.
Também conforme o secretário, cada ecoponto tem um funcionário para recepcionar os usuários e orientá-los sobre a quantidade e os tipos de resíduos que podem serem descartados no local.
ARQUIVO: imagem aérea mostra ecopontos de Piracicaba com acúmulo de resíduos, em janeiro deste ano
Reprodução/EPTV
Em janeiro, lotação de ecopontos gerou queixas
Em janeiro deste ano, reportagem da EPTV mostrou ecopontos da cidade lotados e reclamações de moradores diante da situação.
Na ocasião, foi constatado que pelo menos três dos sete ecopontos existentes registravam acúmulo de materiais devido à falta de retirada, além de descartes irregulares de itens proibidos.
Também à época, moradores dos bairros próximos aos ecopontos dos bairros Mário Dedini, Santo Antônio e Jardim Oriente relataram à reportagem que o material depositado não vinha sendo retirado desses locais e levados para o descarte final.
ARQUIVO: moradores de Piracicaba reclamaram de ecopontos lotados, em janeiro deste ano
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.