Gestão Álvaro Damião renova frota de ambulâncias para melhorar o atendimento para população de BH

Cinco novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Belo Horizonte já estão transitando nas ruas da cidade. As unidades, entregues nesta quinta-feira (15) pelo prefeito Álvaro Damião (União), foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde ao município e vão substituir veículos antigos da frota.

As ambulâncias ampliam a capacidade de resposta e a assistência pré-hospitalar, como destacou o prefeito de BH. “Isso é um hospital transitando pelas ruas de Belo Horizonte. A renovação da frota é uma forma de melhorar a qualidade do atendimento para quem precisa e também para quem trabalha nessas unidades. A gente consegue agora fazer esse atendimento de forma mais moderna”, afirmou o prefeito.

As cinco novas unidades, que atuarão como uma UTI móvel, contam com equipamentos modernos, como aspirador portátil de secreções; oxímetro, utilizado para medir a quantidade de oxigênio no sangue; e ventilador artificial eletrônico, usado para auxiliar na respiração. Há ainda monitor cardioversor, que avalia arritmias cardíacas; desfibrilador, para restaurar o ritmo cardíaco; e bomba de infusão de seringas, para administrar medicamentos de forma precisa. Todos esses recursos ajudarão a garantir o socorro de pacientes em estado crítico e que precisam de estabilização até a chegada em uma unidade hospitalar.

O chefe do executivo municipal disse ainda que já está negociando com o Governo Federal a renovação de toda a frota de ambulâncias. “Em fevereiro, a PBH recebeu duas Unidades de Suporte Básico (USBs) – totalizando sete novos veículos na frota. Atualmente, Belo Horizonte conta com 28 ambulâncias, sendo 22 para suporte básico (USB) e seis de suporte avançado (USA). Todas essas unidades garantem assistência em situações de urgência e emergência para toda a cidade”.

Foto: Júnia Garrido/PBH

*Com informações da ASCOM PBH

Adicionar aos favoritos o Link permanente.