Santos, SP, inaugura clínica para pacientes com autismo


Inauguração ocorreu no Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A Prefeitura também anunciou o objetivo de tornar permanente a distribuição de abafadores de ruído para pessoas com hipersensibilidade auditiva. Clínica de autismo foi inaugurada em Santos (SP)
Francisco Arrais/Prefeitura de Santos
A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, inaugurou a Clínica de Neurodesenvolvimento especializada no tratamento do autismo da Capep-Saúde, órgão que oferece assistência médico-hospitalar aos servidores municipais.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Criado para oferecer suporte multidisciplinar às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras necessidades relacionadas ao neurodesenvolvimento, o espaço com mais de 500 m² foi projetado para ser um ambiente amplo, moderno, confortável e tecnicamente avançado.
A inauguração da clínica na Avenida Ana Costa, nº 228, ocorreu na quarta-feira (2), data que celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Segundo a administração municipal, o atendimento será realizado por uma equipe interdisciplinar, composta por médicos psiquiatras, neuropediatras, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, musicoterapeutas, psicomotricistas, psicopedagogos, entre outros profissionais da saúde.
Segundo a presidente da Capep-Saúde, Gilvânia Alvares, a Clínica de Neurodesenvolvimento surgiu da necessidade de aprimorar a assistência aos mutuários. Atualmente, são atendidas 92 crianças e 14 irão ingressar no novo equipamento, que tem capacidade para atendimento de 200 crianças, adolescentes e adultos.
A gestão técnica e administrativa da clínica será realizada pela Organização Social USC Saúde, vinculada à Universidade Santa Cecília. De acordo com a prefeitura, a parceria assegura que a unidade terá profissionais altamente capacitados e preparados para enfrentar os desafios do tratamento do autismo, garantindo o avanço contínuo dos tratamentos com a contribuição científica.
Acolhimento às famílias
A clínica também irá promover o treinamento parental, fazendo das famílias protagonistas no processo terapêutico para que o suporte oferecido no local seja estendido para o cotidiano dos pacientes. Para isso, os familiares e cuidadores receberão orientação, treinamento e apoio constante de psicólogos e assistentes sociais.
Abafadores
Junto à entrega da clínica, o prefeito Rogério Santos (Republicanos) assinou o projeto de lei que transforma em política pública a distribuição de abafadores de ruído para pessoas com hipersensibilidade auditiva. A ação já é realizada pela administração municipal por meio do projeto ‘ProteSom’.
O documento encaminhado à Câmara de Vereadores torna a entrega dos equipamentos uma medida permanente para que os beneficiários tenham acesso à interação social.
Arte transformadora
A Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, no litoral de São Paulo, recebeu a mostra do artista Gabriel Damaggio no ano passado.
O jovem com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentou telas, desenhos, pinturas, modelagens e origamis sob a orientação da professora de arte Solange Martins. Veja como foi:
Adolescente com autismo expõe obras na Pinacoteca de Santos, SP
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.